Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21124
Título: A morte e o morrer, renascer: um ensaio sobre a vida
Autor(es): Carvalho, Bartolomeu Patrício de Souza
Palavras-chave: Morte
Espiritualismo
Cuidados paliativos
Comportamento social
Data do documento: 29-Out-2018
Resumo: Este trabalho foi construído sob uma visão de morte embasada na vida, em saber viver, uma tentativa de mostrar a morte sobre outro ângulo, sob um recomeço, não de aniquilamento, mas de continuidade, pois somos seres espirituais em uma aventura humana na terra. Percebe-se que há um despreparo dos profissionais de saúde e da sociedade sobre a morte e o morrer. A morte tem sido mal interpretada e falar sobre ela é ainda um grande tabu. Nota-se, pouco preparo dos profissionais, particularmente da saúde, nas academias para lidar com a morte. Elaborou-se um ensaio teórico com o objetivo de discorrer sobre ressignificado da morte, como uma singela tentativa de dar luz a escuridão que se tem sobre o temor da morte. Foram abordadas as seguintes dimensões: a morte e o passar dos anos, os profissionais de saúde frente à morte e o morrer, o morrer com dignidade, morte não existe: um olhar transcendental e breve passagem pela oncologia. Foi possível perceber que a morte em seu sentido doloroso existe para os que se deixam robotizar pelo capitalismo materialista. A vida continua linda e bela como sempre foi para quem sabe viver. Mas, viver em abundância significa prestar caridade ao próximo é plantar a semente de amor e do perdão para um mundo melhor, começando por cada um de nós e se ramificando pela forma de tratar os pacientes.
Descrição: CARVALHO, B. P. de S. A morte e o morrer, renascer: um ensaio sobre a vida. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21124
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bartolomeu Patrício de Souza Carvalho.pdfPDF - Bartolomeu Patrício de Souza Carvalho514.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.