Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21126
Título: Doença de Chagas aguda no Brasil: Prevalência no período de 2007 a 2017
Autor(es): Gomes, Rodrigo de Lima
Palavras-chave: Doença de Chagas
Parasitologia
Açaí
Trypanosoma cruzi
Data do documento: 23-Out-2019
Resumo: A doença de chagas é uma enfermidade relativamente recente na história da humanidade. A população infectada geralmente vive em precárias condições, sendo negligenciadas em diferentes graus e perspectivas. Nos últimos anos tem aumentado o registro de casos de doença de Chagas aguda em forma de surto no Brasil, geralmente entre indivíduos que, em uma mesma localidade, ingeriram um mesmo tipo de alimento e são acometidas por quadros febris e manifestações gerais de uma infecção sistêmica. Esse é um estudo transversal, realizado com dados secundários obtidos através do SINAN DATASUS / TABNET - Tecnologia da Informação a Serviço do SUS, realizado no segundo semestre de 2019, avaliando todas as notificações feitas entre os anos de 2007 e 2017, verificando as regiões mais afetadas, via provável de infecção, estratificação por gênero e a prevalência da doença de Chagas aguda em idosos na faixa etária de 60 anos ou mais. A partir dos resultados nota-se o aumento alarmante de notificações da doença de Chagas entre os anos de 2007 a 2017, como também a maior prevalência no gênero masculino, aumento da prevalência entre a população idosa, tendo como principal forma de transmissão a via oral, por meio do consumo de açaí. O local mais atingido é o estado do Pará. Estes resultados mostram a necessidade da implementação de uma política pública mais rígida, visando combater o início da cascata de transmissão, que ocorre nas áreas mais endêmicas de onde vem o fruto, e onde o mesmo é colhido e consumido sem boas práticas de manuseio e higiene, levando assim a uma maior contaminação da população.
Descrição: GOMES, R. de L. Doença de Chagas aguda no Brasil: Prevalência no período de 2007 a 2017. 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21126
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rodrigo de Lima Gomes.pdfPDF - Rodrigo de Lima Gomes306.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.