Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21132
Título: Considerações acerca da constituição da educação matemática na Universidade Estadual da Paraíba
Autor(es): Santos, Ketllyn Mayara Amorim dos
Palavras-chave: Educação Matemática
Licenciatura em Matemática
Universidade Estadual da Paraíba
Data do documento: 5-Jun-2019
Resumo: O ensino da Matemática é de suma importância para a formação cidadã, podendo auxiliar na leitura e sua intervenção no cotidiano. As ciências matemáticas têm como missão promover ações para facilitação e aprimoramento da qualidade de seu ensino. A evolução dos métodos, sua forma de abordagem e apresentação, exibem uma certa reflexão ao aluno, trazendo uma maior compreensão do surgimento de tal conceito. A história da matemática é um caminho a ser traçado pelos docentes, ampliando as atividades educativas e trazendo uma nova aprendizagem, desmistificando pontos dominantes e provocando um novo ensino, capaz de sair do desestímulo e ensino habitual. O objetivo geral deste trabalho é fazer considerações acerca da constituição da área de Educação Matemática na UEPB a partir do depoimento de um professor que faz parte dessa história, levando em consideração o contexto de formação da área no Brasil e no mundo. A metodologia utilizada para tanto é a qualitativa com a utilização do método de pesquisa de campo com realização através de entrevistas, especialmente com a comunidade do Curso de Matemática na UEPB. Justifica-se a realização desta pesquisa pelo enfoque que a história da matemática tem para ser inserida no ensino básico por professores e conhecida ao longo dos anos. A entrevista possibilitou a compreensão da história da do curso de matemática da UEPB a partir da ótica de um docente. Também foi fundamental para comparar o estimulo a pesquisa ao longo do tempo. A importância de mostrar tal temática também aparece no desenvolvimento deste conteúdo, enriquecendo ainda mais quando é inserida no ambiente escolar.
Descrição: SANTOS, K. M. A. dos. Considerações acerca da constituição da educação matemática na Universidade Estadual da Paraíba. 2019. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21132
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ketllyn Mayara Amorim dos Santos.pdfPDF - Ketllyn Mayara Amorim dos Santos9.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.