Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21133
Título: Comparação dos níveis de pressões respiratórias máximas e da carga ventilatória máxima sustentada em indivíduos praticantes e não praticantes de natação
Autor(es): Araújo, Mikael Gleidison de Melo
Palavras-chave: Natação
Sistema respiratório
Fisioterapia
Esporte aquático
Data do documento: 12-Nov-2018
Resumo: INTRODUÇÃO: A natação é um esporte que proporciona uma série de repercussões sobre o sistema respiratório, levando adaptações e consequente melhora na performance e resposta mecânica desta musculatura. OBJETIVO: O presente estudo teve como objetivo comparar os níveis de pressões respiratórias máximas e da carga ventilatória máxima sustentada entre indivíduos praticantes e não praticantes de natação. METODOLOGIA: Consiste num estudo transversal, observacional e analítico, composto por 28 indivíduos, do sexo masculino, com idade ≥ 18 anos, sendo 14 praticantes de natação no SESI, localizado no bairro da Prata, Campina Grande-PB e 14 pertencentes ao grupo controle, que não praticam o esporte, obtidos na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) na mesma cidade. Todos os indivíduos foram submetidos a avaliação clínica por meio de um questionário e testes para avaliar a força e resistência dos músculos respiratórios. Os dados foram armazenados no programa Microsoft Office Excel. As variáveis numéricas foram apresentadas em média e desvio padrão. A normalidade das variáveis foram avaliados por meio do teste de Kolmogorov-Smirnov. As comparações das médias foram feitas com o teste T de student e as correlações foram verificadas pelo teste de Pearson. RESULTADOS: Os principais achados do estudo mostram uma tendência significativa dos praticantes de natação a apresentarem uma endurance de músculos respiratórios maior que indivíduos não praticantes (P= 0,06), e que a endurance dos músculos respiratórios avaliada pela Tlim correlacionou-se positivamente com a força muscular inspiratória no grupo de nadadores (P= 0.03), sugerindo que a natação tem um impacto positivo no sistema respiratório.
Descrição: ARAÚJO, M. G. de M. Comparação dos níveis de pressões respiratórias máximas e da carga ventilatória máxima sustentada em indivíduos praticantes e não praticantes de natação. 2018. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21133
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mikael Gleidison de Melo Araújo.pdfPDF - Mikael Gleidison de Melo Araújo27.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.