Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21134
Título: Os logaritmos e sua maravilhosa aplicabilidade
Autor(es): Santos, Alberto Gonçalves
Palavras-chave: Jobst Burgi
John Napier
Logaritmos
Matemática
Data do documento: 8-Nov-2019
Resumo: Os logaritmos possuem inúmeras aplicações na matemática e em diversas áreas do conhecimento e do nosso cotidiano. Eles surgiram da necessidade de simplificar cálculos numéricos para navegadores e astrônomos no início do século XVII. Neste trabalho apresentamos um pequeno levantamento histórico dos logaritmos, passando pelos principais matemáticos envolvidos e suas contribuições. Em seguida apresentamos a definição de logaritmos com suas propriedades e algumas demonstrações. Finalizamos com o foco principal deste trabalho que é a aplicabilidade dos logaritmos, apresentando algumas das inúmeras aplicações no cotidiano. Acreditamos que essa abordagem diferenciada no estudo dos logaritmos, ajudará professores a realizar um trabalho contextualizado, contribuindo com uma aula motivadora, que levará o aluno há uma aprendizagem mais efetiva.
Descrição: SANTOS, A. G. Os logaritmos e sua maravilhosa aplicabilidade. 2019. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21134
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alberto Gonçalves Santos.pdfPDF - Alberto Gonçalves Santos11.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.