Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21139
Título: Traição e vingança nos contos de Machado de Assis e Clarice Lispector
Autor(es): Araújo, Rafaela Leite
Palavras-chave: Leitura
Literatura
Machado de Assis
Data do documento: 22-Nov-2014
Resumo: Ao procurarmos possíveis justificativas para o desinteresse dos alunos do Ensino Médio pelo ensino de literatura, nos deparamos com uma sociedade atual, em especial a juventude, que não cultiva o hábito da leitura. Por outro lado, observamos que muitas vezes o ensino acontece de forma descontextualizada. Buscando despertar o interesse desse público, intencionamos aproximar do seu dia a dia os clássicos, em especial os escritos de Machado de Assis, comparando-o a uma autora não menos renomada, Clarice Lispector. Uma vez que literatura e sociedade mantêm entre si uma estreita relação, o nosso estudo permitiu inclusive que se compreendesse a sociedade em que estão inseridos. Assim, a relevância do nosso trabalho estava em permitir a comparação entre textos provenientes de momentos literários a priori tão distintos, além de promover a aproximação entre ficção e realidade. O nosso objetivo de pesquisa consistiu em investigar se há alguma semelhança entre atitudes e reações de pessoas traídas em tempos históricos e literários distintos. Nesse ínterim, nossa problemática associava-se a compreender como a atualidade da obra de Machado de Assis pode nos auxiliar a entender e analisar os sentimentos de traição e vingança nos dias de hoje. A natureza da pesquisa é bibliográfico-interpretativa. Para tanto, selecionou-se como corpus de análise dois contos que abordavam a mesma temática – traição e vingança – A cartomante e O corpo, de Machado de Assis e Clarice Lispector, respectivamente. Sendo assim, a análise foi embasada em pressupostos teórico-críticos: características do Realismo e da contemporaneidade, com base em Bosi (1994) e Cândido (2006); literatura comparada, através de Carvalhal (2004); sexualidade, por meio de Bozon (2004) e Foucault (1988); erotismo, na esteira de Bataille (2004) e Castello Branco (2004); relação entre literatura e realidade, a partir de Bosi (2007) e Cândido (2006); teoria da literatura, através de Freadman e Miller (1994) e Costa Lima (2002) e especificidades do gênero literário conto, com base em Reis (1984). Com isso, aventamos como hipótese para a nossa pesquisa a possibilidade de pressupor, a partir do conto realista em estudo, atitudes/ações humanas semelhantes entre os contos analisados, embora pertencentes a diferentes períodos históricos e literários.
Descrição: ARAÚJO, Rafaela Leite. Traição e vingança nos contos de Machado de Assis e Clarice Lispector. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21139
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafaela Leite Araújo.pdfPDF - Rafaela Leite Araújo361.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.