Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21140
Título: Avaliação do ensino de química no ensino médio de uma escola estadual de Santa Cruz-RN
Autor(es): Araújo, Lays Liliane da Silva
Palavras-chave: Ensino de Química
Cotidiano
Alunos
Data do documento: 6-Dez-2014
Resumo: O ensino de Química tem sido objeto de pesquisa de diversos trabalhos que vem sendo desenvolvidos nos últimos anos, isso devido à grande antipatia, desinteresse e dificuldades de aprendizagem dos alunos. O presente trabalho trata de uma pesquisa realizada com alunos das turmas de 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio de uma escola da rede pública estadual de Santa Cruz no Rio Grande do Norte. Buscou-se investigar o ensino da química através dos alunos, identificar suas dificuldades, quais as relações que esses educandos fazem da química com o seu cotidiano (como percebem a importância da química no seu dia-a-dia) e desvendar qual o sentido da química para estes através de aplicação de questionários abertos compostos por 10 questões a 23 alunos do turno da tarde. A pesquisa de campo mostrou um grande desinteresse dos alunos pela disciplina, não compreendendo a sua importância para a sociedade, nem fazendo relações de conteúdos com o seu dia-a-dia. Afirmam que é uma disciplina difícil, cheia de cálculos e fórmulas, a maioria possuem dificuldades de aprendizagem, dificuldades essas em relação a conteúdos com cálculos ou possuem dificuldades em entender o que os professores explicam, ou seja, a forma de explicar do professor para alguns torna o conteúdo difícil. A partir dos resultados obtidos foram feitas propostas para se tentar contornar alguns dos vários problemas que são encontrados no campo do ensino da Ciência Química.
Descrição: ARAÚJO, Lays Liliane da Silva. Avaliação do ensino de química no ensino médio de uma escola estadual de Santa Cruz-RN. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21140
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lays Liliane da Silva Araújo.pdfPDF - Lays Liliane da Silva Araújo412.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.