Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21143
Título: O cinema e a sua contribuição no ensino e aprendizagem de história: perspectivas educacionais
Autor(es): Silva, Jose Pereira da
Palavras-chave: Ensino de História
Linguagem
Filmes
Data do documento: 22-Nov-2014
Resumo: A vontade de melhorar as aulas de História estimulou a construção dessa pesquisa tendo recorte de investigação a EEEFM Major veneziano Vital do Rêgo, localizada no bairro Acácio Figueiredo, popularmente conhecido como bairro da Catingueira na porção Sudoeste de Campina Grande-PB. O trabalho com filmes históricos, por assim dizer, possibilita uma maior aproximação com o conteúdo programático referente ao componente curricular, pois, por se tratar de uma produção que se baseia em fatos históricos e assim a leitura torna-se mais fluente. Metodologicamente este estudo enquadra-se como uma pesquisa-ação, apresentando uma abordagem qualitativa e quantitativa, construída mediante aplicação de questionários e entrevistas, segundo assim, uma corrente fenomenológica, ou seja, partindo da percepção dos alunos sobre o objeto de estudo. Porém filmes históricos se não forem bem planejados, junto com uma metodologia dialogada pode apresentar uma função documental limitada, por trazerem um passado remoto. É necessário se ter clareza dos objetivos da utilização do filme. Dessa, maneira foi evitado a exposição do filme por ele mesmo. Após traçados os objetivos e selecionados os filmes relacionados aos temas abordados, o historiador obrigatoriamente deverá fazer as críticas externa e interna ao filme, como é exigido dentro de uma abordagem científica ao documento. Na busca pelo aprimoramento das práticas pedagógicas, através desse projeto foi possível vislumbrar possibilidades de um melhor desempenho nas ações de ensinar e aprender. É notória a sede de aprender, que muitas vezes esbarra no desestímulo promovido por um sistema corrompido. Nesse sentido, as novas práticas que buscamos, revelam-se como caminhos que são possíveis de serem trilhados, novos horizontes que podem ser revelados, como por exemplo, o uso de filmes no ensino de História e suas linguagem para a construção critica do aluno.
Descrição: SILVA, José Pereira da. O cinema e a sua contribuição no ensino e aprendizagem de história: perspectivas educacionais. 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21143
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jose Pereira da Silva.pdfPDF - Jose Pereira da Silva707.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.