Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21144
Título: O processo de semiformação do indivíduo na indústria cultural
Autor(es): Araujo, Tiago Rodrigues
Palavras-chave: Adorno
Horkheimer
Dialética do esclarecimento
Data do documento: 29-Nov-2014
Resumo: O que se pretende com essa pesquisa monográfica intitulada “O processo de semiformação do indivíduo na indústria cultural”, é entender de que forma a indústria cultural consegue exercer um domínio sobre os indivíduos, fazendo com que percam seu caráter emancipatório, tornando-os dóceis aos seus domínios graças ao processo de semiformação que proporciona a falsa sensação nos indivíduos de seres autônomos e críticos da sua realidade. Para o devido entendimento dessa problemática, essa pesquisa tem como norteadores a Dialética do Esclarecimento, escrita por Adorno e Horkheimer; os textos Tabus acerca do Magistério e Educação após Auschwitz presente na obra Educação e emancipação, escrita por Adorno. Para atingir tal pretensão, será feito num primeiro momento uma análise detalhada da ascensão do projeto do Esclarecimento, bem como da sua derrocada. Num segundo momento será discutido o conceito de Indústria Cultural e sua dominação irrestrita das massas enquanto sistema. Num terceiro momento será trabalhado o conceito de semiformação do indivíduo em dois momentos: num primeiro momento o papel do professor nesse processo e num segundo momento como o processo de semiformação torna-se estratégico para a indústria cultural atingir seu objetivo para com as massas. Sendo essas a questões a serem respondidas por essa pesquisa monográfica.
Descrição: ARAUJO, Tiago Rodrigues. O processo de semiformação do indíviduo na indústria cultural. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21144
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tiago Rodrigues Araujo.pdfPDF - Tiago Rodrigues Araujo486.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.