Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21145
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Alexandre Sousa da | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-18T14:40:16Z | - |
dc.date.available | 2019-11-18T14:40:16Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-19 | - |
dc.identifier.other | CDD 306.76 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21145 | - |
dc.description | SILVA, Alexandre Sousa da. Direitos humanos e educação: um olhar crítico sobre os resultados de uma pesquisa com professores de sociologia do ensino médio. 2014. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise crítica sobre a concepção que os professores de Sociologia do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Luiz Gonzaga Burity, no município de Rio Tinto, estado da Paraíba, possuem sobre a educação em matéria de direitos humanos. Evidenciando as contribuições que a Sociologia como componente curricular pode oferecer para a formação de jovens do ensino médio, será analisado, a partir dos resultados de uma pesquisa qualitativa por questionários, a relevância que os professores da referida disciplina franqueiam à temática, no sentido de elucidar se os estudos teóricos, diretrizes e orientações curriculares já editadas para a implantação de uma educação em direitos humanos no país estão sendo desenvolvidas de forma satisfatória na referida escola. Esse olhar crítico parte de estudos relacionados à definição, teorização e afirmação histórica de direitos humanos, evidenciando marcos normativos significativos, tais como a Declaração Universal de Direitos Humanos, no plano internacional, que ratificou a importância da educação para a formação de uma cultura universal de direitos humanos e, no contexto brasileiro, a partir das lutas sociais pela redemocratização do país, que proporcionou a promulgação da Constituição de 1988. Assim, evidenciaremos como os citados documentos normativos e as diversas lutas e estudos acadêmicos subsequentes criaram um ambiente favorável à implementação de políticas públicas educacionais voltadas a sistematização de uma educação em direitos humanos no país. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Luciano Nascimento da | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Direitos humanos | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | Direitos humanos e educação: um olhar crítico sobre os resultados de uma pesquisa com professores de sociologia do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Alexandre Sousa da Silva.pdf | PDF - Alexandre Sousa da Silva | 563.64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.