Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21145
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Alexandre Sousa da-
dc.date.accessioned2019-11-18T14:40:16Z-
dc.date.available2019-11-18T14:40:16Z-
dc.date.issued2014-07-19-
dc.identifier.otherCDD 306.76-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21145-
dc.descriptionSILVA, Alexandre Sousa da. Direitos humanos e educação: um olhar crítico sobre os resultados de uma pesquisa com professores de sociologia do ensino médio. 2014. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise crítica sobre a concepção que os professores de Sociologia do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Luiz Gonzaga Burity, no município de Rio Tinto, estado da Paraíba, possuem sobre a educação em matéria de direitos humanos. Evidenciando as contribuições que a Sociologia como componente curricular pode oferecer para a formação de jovens do ensino médio, será analisado, a partir dos resultados de uma pesquisa qualitativa por questionários, a relevância que os professores da referida disciplina franqueiam à temática, no sentido de elucidar se os estudos teóricos, diretrizes e orientações curriculares já editadas para a implantação de uma educação em direitos humanos no país estão sendo desenvolvidas de forma satisfatória na referida escola. Esse olhar crítico parte de estudos relacionados à definição, teorização e afirmação histórica de direitos humanos, evidenciando marcos normativos significativos, tais como a Declaração Universal de Direitos Humanos, no plano internacional, que ratificou a importância da educação para a formação de uma cultura universal de direitos humanos e, no contexto brasileiro, a partir das lutas sociais pela redemocratização do país, que proporcionou a promulgação da Constituição de 1988. Assim, evidenciaremos como os citados documentos normativos e as diversas lutas e estudos acadêmicos subsequentes criaram um ambiente favorável à implementação de políticas públicas educacionais voltadas a sistematização de uma educação em direitos humanos no país.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Luciano Nascimento dapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleDireitos humanos e educação: um olhar crítico sobre os resultados de uma pesquisa com professores de sociologia do ensino médiopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alexandre Sousa da Silva.pdfPDF - Alexandre Sousa da Silva563.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.