Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21146
Título: Caindo na toca do coelho: O prazer da leitura nas páginas de Alice no País das maravilhas de Lewis Carroll
Autor(es): Silva, Jozenilda Joaquim da
Palavras-chave: Alice no País das maravilhas
Literatura infanto-juvenil
Leitura
Data do documento: 28-Fev-2015
Resumo: A preocupação na formação do sujeito a partir da literatura data desde a antiguidade grega, que colocava como leitura os poemas antigos, principalmente, os de Homero e Hesíodo, cuja tradição heróica encerrava um elevado conteúdo moral como, por exemplo, nas obras: Ilíada e Odisséia. Ambas, apresentam a essência do conhecimento humano daquela época. Uma mostra a concepção de mundo e do homem, ou seja, as crenças e a outra cataloga o mundo natural. No Brasil, a literatura destinada ao público infantil está relacionada à iniciativa de Carl Jansen e Figueiredo Pimentel e tempos depois à de Monteiro Lobato, que com suas obras, colocou a disposição das crianças os conhecimentos produzidos pela humanidade de forma criativa. Um exemplo disto é o Sitio do Pica Pau Amarelo, que através da personagem, Dona Benta, remonta a contadora de história, muito comum em nossa cultura e vigente no momento de produção da literatura infantil. Nosso objetivo principal é Compreender a influência da literatura infanto-juvenil no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental tendo como base o Conto Alice no País das Maravilhas do escritor inglês Lewis Carroll. Para sustentar nossas reflexões, consideramos os pressupostos teóricos de especialistas como Zylberman (2005), Resende (1997), Paulo Freire (1990 e 2006), Braz e Silva (2012), dentre outros. A análise nos mostra que os professores não dispõem de um letramento profissional que possa legitimar suas falas e referenciar sua ação didática, ou seja, que mostre um discurso coerente com os objetivos. Este é um aspecto prejudicial à educação, uma vez que um ensino de qualidade perpassa pelo estudo sistemático dos professores e coesão teórica entre os docentes em exercício na unidade escolar.
Descrição: SILVA, Jozenilda Joaquim da. Caindo na toca do coelho: O prazer da leitura nas páginas de Alice no País das maravilhas de Lewis Carroll. 2015. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21146
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jozenilda Joaquim da Silva.pdfPDF - Jozenilda Joaquim da Silva1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.