Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21149
Título: Cotidianidade e propriedade na obra Ser e o Tempo de Heideger
Autor(es): Lucena, Igor Albuquerque
Palavras-chave: Filosofia alemã
Cotidianidade
Propriedade
Fenomenologia da morte
Data do documento: 1-Nov-2019
Resumo: Na nossa pesquisa objetivamos elucidar a questão da Cotidianidade e da Propriedade na obra Ser e Tempo de Martin Heidegger. A Cotidianidade será o ponto de partida no desenvolvimento de uma ontologia do Dasein, ou seja, para uma analítica existencial do Dasein. Trataremos os aspectos fundamentais relacionados a Cotidianidade: ser-no-mundo, ser-com, cura, angústia. Analisaremos, então, as questões relacionadas a segunda temática de nossa pesquisa, qual seja, a questão da Propriedade. O tema da morte aparecerá, neste sentido, como central. Veremos como a fenomenologia da morte leva o Dasein à sua propriedade e ao nada. A morte, compreendida existencialmente, traz ao olhar a finitude radical como faticidade finita do Dasein relacionada somente a si mesmo. Finalmente, veremos os aspectos relacionados à consciência, ao clamor, ao débito e ao nada.
Descrição: LUCENA, I. A. Cotidianidade e propriedade na obra Ser e o Tempo de Heideger. 2019. 46p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21149
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - IGOR ALBUQUERQUE LUCENA.pdf911.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.