Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21157
Título: Fatores que contribuem com a precarização do ensino rural no município de São Bento-PB
Autor(es): Santos, Francisco das Chagas
Palavras-chave: Educação no campo
Êxodo rural
Precarização
Data do documento: 17-Set-2014
Resumo: O presente tema foi objeto de minha preocupação em observar o modelo de desenvolvimento e de urbanização a dotado no Brasil, onde apresenta serias consequências para o setor educacional. Mesmo com uma década ode os indicadores relacionados ao acesso à escolarização tem apresentado um dado em que 96%das crianças de 7 à 14 anos estão matriculadas, a qualidade e a eficiência dos sistemas de ensino ainda apresentam sérios problemas. O meio rural é o que apresenta as maiores restrições para atingir uma universalização do ensino a partir desse fato este trabalho tem como objetivo pesquisar a precarização da educação rural no município de São Bento mediante coleta e análise de dados obtidos junto a secretaria municipal da educação. O estudo mostra que o fechamento de algumas escolas da zona rural tem contribuído de forma decisiva para o êxodo rural, onde foi constatado que algumas comunidades rurais não registram a presença de uma só família residindo. Nessa perspectiva foi observado a importância de se adotar um modelo de desenvolvimento que contemple o setor rural.
Descrição: SANTOS, Francisco das Chagas. Fatores que contribuem com a precarização do ensino rural no município de São Bento-PB. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21157
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisco das Chagas Santos.pdfPDF - Francisco das Chagas Santos1.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.