Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21160
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Andriel Ismany Barbosa da | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-21T12:44:23Z | - |
dc.date.available | 2019-11-21T12:44:23Z | - |
dc.date.issued | 2019-10-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 379 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21160 | - |
dc.description | COSTA, A. I. B. A importância do "papel" da educação física na construção do Projeto Político Pedagógico escolar. 2019. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física EAD) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. [Artigo]. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho, de cunho qualitativo, tem como finalidade refletir sobre a contribuição do profissional de Educação Física na construção e vivências do Projeto Político Pedagógico (PPP) escolar. O PPP não deve ser criado apenas para cumprir tarefas burocráticas, e nem para ser arquivado depois de sua construção. No projeto político-pedagógico deve haver constantes discussões e reflexões dos problemas que acontecem nas instituições de ensino e proporcionar a busca de alternativas para que todos os objetivos possam se efetivar, como argumenta Veiga (2004). A pesquisa derivou-se da experiência do Estágio Supervisionado III, e tem por objetivo refletir sobre o papel da Educação Física na construção do Projeto Politico Pedagógico em uma escola pública municipal na zona rural de Monteiro/PB. Ainda buscou-se identificar a importância dos aspectos teóricos- metodológicos da Educação Física no PPP, e observar qual o entendimento por parte do profissional da área da Educação Física sobre a sua contribuição no PPP. Utilizou-se ainda neste estudo as técnicas de pesquisa qualitativas como a entrevista, a observação participativa, bibliografias especializadas e documentos oficiais da escola. Tem-se que alguns profissionais da área da Educação Física apresentou participação diferenciada nos projetos da escola, mas isto não quer dizer que não haja importância destes docentes no planejamento e organização da escola. A Educação Física integrada ao projeto político-pedagógico da escola poderá representar um salto significativo dos educadores no sentido de resgatar o espaço/tempo perdido no contexto escolar e o prestígio desse componente no quadro curricular, tão essencial na educação dos sujeitos. Isto tudo é aportado pelo profissional de Educação Física no Projeto Político Pedagógico da escola. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Profº. Me. Adeilson da Silva Tavares | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Projeto Político Pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Escola Pública | pt_BR |
dc.title | A importância do "papel" da educação física na construção do projeto político pedagógico escolar | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - PARFOR - ED. FÍSICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Andriel Ismany Barbosa da Costa.pdf | PDF - Andriel Ismany Barbosa da Costa | 1.79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.