Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21166
Título: Uma experiência inclusiva com voleibol
Autor(es): Guedes, Eduardo Reis
Palavras-chave: Educação Física
Voleibol
Ensino Médio
Desenvolvimento Psicomotor
Data do documento: 23-Out-2019
Resumo: O presente relato trata das atividades desenvolvidas no estágio II, na modalidade esportiva voleibol, em uma turma do ensino médio da rede escolar pública do estado da Paraíba. O objetivo geral é analisar como as práticas de iniciação ao voleibol podem agir como mecanismo de socialização e aumento das relações interpessoais entre os discentes no ambiente escolar. Tendo como objetivos específicos, proporcionar atividades lúdicas da modalidade, visando contribuir para o melhor desenvolvimento cognitivo das demais disciplinas das áreas de conhecimento; desenvolver atividade de iniciação voltadas para o aprimoramento das habilidades que favorecem o pleno desenvolvimento motor e psicológico. Através de atividades lúdicas alcançar esses objetivos de forma mais prazerosa. As atividades se desenvolveram em sala de aula e na quadra poliesportiva na turma do 1º ano D, da Escola Cidadã Integral Técnica José Leite de Souza, na cidade de Monteiro PB. Como aparato teórico, nos alicerçamos principalmente em DURKHEIM (1955), FREIRE (2005), COLETIVO DE AUTORES (2004) e BRACHT (1990). Com relação aos resultados obtidos, podemos afirmar que houve um considerável aumento na assimilações de conhecimento social, desde as fases iniciais, e não apenas como ser biológico. Ultrapassamos, pois, o paradigma positivista/cartesiano e entramos no paradigma quântico e nos entendemos como seres interdependentes, criadores críticos e antecipados.
Descrição: GUEDES, E. R. Uma experiência inclusiva com voleibol. 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física EAD) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. [Artigo].
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21166
Aparece nas coleções:TCC - PARFOR - ED. FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eduardo Reis Guedes.pdfPDF - Eduardo Reis Guedes552.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.