Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21169
Título: A prática pedagógica do futsal na escola em uma perspectiva lúdica
Autor(es): Rodrigues, Alexsandro de Sousa
Palavras-chave: Futsal
Ensino Fundamental
Prática pedagógica
Ludicidade
Data do documento: 11-Nov-2019
Resumo: O presente trabalho refere-se a um relato de experiência que discute as atividades desenvolvidas nos Estágios Eupervisionados I e II, realizados na Escola Cidadã Integral Técnica José Leite de Souza - ECIT JLS, na cidade de Monteiro/PB, que tem abordado a prática pedagógica metódica do professor de Educação Física na escola na modalidade do Futsal. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é identificar e analisar a metodologia aplicada nas aulas de Educação Física, com o intuito de experimentar possibilidades lúdicas que superem uma prática mecânica e tradicional no ensino do futsal. Discutimos neste relato de experiência formas diferenciadas e criativas de ministrar aulas de futsal utilizando o lúdico como ferramenta metodológica, pois além de deixar as aulas mais atraentes, dinâmicas e criativas, percebemos que os discentes têm uma assimilação melhor dos conteúdos abordados, tornando-se mais participativos. Para consecução deste trabalho utilizamos a técnica da observação participante da área da Etnografia para buscarmos um melhor entendimento das relações da comunidade acadêmica no que se refere ao tema das aulas de Futsal. Ainda utilizamos do uso de registros diversos das aulas ministradas durante o Estágio, bem como da participação intensiva nas aulas dos professores de Educação Física da escola. Portanto, observamos que a escola ainda faz uso de práticas tradicionais nos métodos e concepções nas aulas de Educação Física, principalmente, no Futsal, e que se apresenta uma necessidade urgente de mudança desta prática. Logo, concluímos que este trabalho se insere como uma manifestação crítica das aulas de Educação Física praticas nas escolas no município de Monteiro, pois nesse estudo podemos ver que a utilização de uma ferramenta pedagógica lúdica na prática de Futsal nas aulas de educação física são criativas e podem servir para o ensino técnico/tático do futsal, mas de uma forma divertida e alegre.
Descrição: RODRIGUES, A. S. A prática pedagógica do futsal na escola em uma perspectiva lúdica. 2019. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física EAD) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. [Artigo].
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21169
Aparece nas coleções:TCC - PARFOR - ED. FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alexsandro de Sousa Rodrigues.pdfPDF - Alexsandro de Sousa Rodrigues541.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.