Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21171
Título: A prática do handebol feminino para um grupo de mães da escolinha de futsal tiradentes na cidade de Monteiro: um relato de experiência
Autor(es): Silva, Luiz Maurício da
Palavras-chave: Handebol
Socialização
Lazer
Mulheres
Data do documento: 7-Out-2019
Resumo: Este trabalho é um relato de experiência vivenciado através de um grupo de 25 mães com faixa-etária de 22 a 48 anos de idade na prática do handebol no município de Monteiro interior da Paraíba. Tendo por objetivo tirá-las do sedentarismo e propiciar momentos de lazer, saúde e socialização entre o grupo do Handebol das mães, teve como conteúdo base os treinamentos para melhoria dos fundamentos das participantes e a interação cooperativa mútua. Os treinos por sua vez foram feitos de forma prática e expositiva para que as atletas pudessem adquirir um melhor desempenho na execução dos movimentos. As confraternizações periodicamente sempre consolidavam os vínculos afetivos com todo o grupo, motivando e dando sentido de não mais apenas ser um grupo, mas uma família que pode se auto ajudar “além das linhas das quadras”. Houve algumas dificuldades encontradas no percurso, como conciliar horários dos treinos e horários das obrigações do trabalho ou afazeres do lar das atletas e outras que moravam mais distantes da quadra poliesportiva e não podiam treinar, mas com muito esforço e adequações para o melhor de todos, a base nos treinos sempre se manteve com a participação efetiva das mulheres e assim seguir em frente. Após o desenvolvimento e aprimoramento dos treinamentos, com muita persistência o grupo conseguiu a superação das dificuldades e uma equipe numerosa de vinte e cinco atletas foi descoberta e, mantem-se semanalmente com uma atividade física, prazerosa e que causará inúmeros benefícios às participantes envolvidas. A partir desse estudo, conclui-se que o profissional de educação física pode e deve utilizar o esporte seja ele qual for, como um instrumento de transformação do cidadão, ter a coragem e ousadia para ser o diferencial sempre no foco do seu objetivo maior.
Descrição: SILVA, L. M. A prática do handebol feminino para um grupo de mães da escolinha de futsal tiradentes na cidade de Monteiro: um relato de experiência. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física EAD) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. [Artigo].
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21171
Aparece nas coleções:TCC - PARFOR - ED. FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luiz Maurício da Silva.pdfPDF - Luiz Maurício da Silva1.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.