Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21178
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Thamara Guedes-
dc.date.accessioned2019-11-21T17:26:33Z-
dc.date.available2019-11-21T17:26:33Z-
dc.date.issued2019-06-19-
dc.identifier.otherCDD 371.9-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21178-
dc.descriptionLIMA, T. G. O brincar como recurso pedagógico para a inclusão de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) na creche Gercina Alves Ferreira, no município do Riachão do Bacamarte - PB. 2019. 35p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractCorrelacionando a importância do brincar como aparato pedagógico de inclusão na Educação Infantil, o estudo aqui exibido tem como objetivo analisar o brincar como recurso pedagógico para a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Creche Gercina Alves Ferreira, no município de Riachão do Bacamarte – PB. A metodologia é baseada em pesquisa bibliográfica, observação e diário de campo, aplicando-se um questionário com professores da área, elencando a importância do brincar, com que frequência os alunos têm acesso à brincadeira em sala de aula e como os alunos com TEA são incluídos nas brincadeiras com as outras crianças tidas como “normais.” A partir das observações e respostas dadas ao questionário pelas professoras, compreendemos que apesar das mesmas não terem uma formação especializada na área de Espectro Autista elas se esforçam buscando estratégias para que essas crianças sejam incluídas a partir de algumas brincadeiras desenvolvidas em sala de aula. Dessa maneira, conclui-se que o brincar como recurso pedagógico trás inúmeros benefícios para inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista, em especial aquelas que possuem um nível de transtorno atípico. Para a produção desse trabalho nos apoiamos teoricamente em autores a exemplo de Meirieu (2002); Mantoan (1998); Januzzi (2004); Winnicott (1975)pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof.ª Ms. Ruth Barbosa de Araújo Ribeiropt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectTEApt_BR
dc.titleO brincar como recurso pedagógico para a inclusão de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) na creche Gercina Alves Ferreira, no município do Riachão do Bacamarte - PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - THAMARA GUEDES LIMA.pdf952.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.