Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21183
Título: | As novas tecnologias assistivas na aprendizagem das pessoas com deficiência visual |
Autor(es): | Falcão Filho, José Otto Muniz |
Palavras-chave: | Educação Deficiência visual Tecnologia assistiva Inclusão escolar |
Data do documento: | Out-2014 |
Resumo: | A questão da inclusão de pessoas com deficiência visual ainda é um grande desafio para as escolas regulares em nosso país. Assim, o presente estudo teve como objetivo central investigar a importância das tecnologias assistivas dificuldades para a aprendizagem das pessoas com deficiência visual na ótica de alunos com deficiência visual matriculados no Instituto dos Cegos de Campina Grande, Paraíba. A abordagem da pesquisa foi qualitativa e utilizou-se como instrumento de coleta de dados uma entrevista semi- estruturada. Participaram dessa investigação nove pessoas com deficiência visual inseridas no referido instituto de educação especializada. A pesquisa de campo foi realizada no segundo semestre de 2013. Os resultados mostraram que esse estudo contribui para as reflexões sobre os desafios apresentados na inclusão escolar dos mencionados discentes, ampliando, assim, a compreensão a respeito de tal processo educativo. |
Descrição: | FALCÃO FILHO, José Otto Muniz. As novas tecnologias assistivas na aprendizagem das pessoas com deficiência visual. 2014. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21183 |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - José Otto Muniz Falcão Filho.pdf | PDF - José Otto Muniz Falcão Filho | 473.61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.