Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21189
Título: Aplicações de big data e criação de valor: um estudo no setor - consumo não cíclico da B3
Autor(es): Rocha, Maria Eloisa Rodrigues Moura da
Palavras-chave: Big data
Consumo não cícilico
Setor de consumo
Empresa no Brasil
Data do documento: 21-Nov-2018
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: O presente estudo teve por objetivo identificar o uso de big data pelas empresas listadas no setor de consumo não cíclico da B3 (BM&F BOVESPA). Para tanto, foram analisadas 25 empresas que compõem esse setor. A pesquisa classifica-se como quali-quanti e caracteriza-se como exploratória e descritiva. Os dados da pesquisa foram coletados através de relatórios de apresentação institucional, de sustentabilidade, relatórios integrados, trimestrais e anuais. Para categorizar os dados da pesquisa segundo os construtos aplicações, dados, analíticos e impactos, utilizou-se o formulário adaptado de Chen; Chain; Storey (2012). O tratamento dos dados se deu por meio da análise descritiva que explorou a descrição dos construtos do formulário na amostra pesquisada e a análise inferencial a partir do teste não paramétrico U de Mann-Whitney, que por sua vez buscou verificar se as empresas que faziam uso de big data criavam mais valor em relação àquelas que não o faziam. Os resultados da análise descritiva revelaram que, empresas ao fazer uso de sistemas de aplicações de dados e analíticos para criação de valor em dados, possuem um impacto significativo em seu desempenho. Além disso, os resultados apontaram que a hipótese foi rejeitada do ponto de vista da significância estatística, entretanto, nota-se que descritivamente as empresas ao fazer uso de big data tendem a obter maiores níveis de retorno sobre o investimento. Quanto à comparação da receita e ROI entre as empresas que utilizam dados para criar valor e as que não os fazem, é perceptível o aumento da receita e ROI na primeira situação.
Descrição: ROCHA, M. E. R. M. da. Aplicações de big data e criação de valor: um estudo no setor - consumo não cíclico da B3. 2019. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21189
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Eloisa Rodrigues Moura da Rocha.pdf992.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.