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Título: Educação em direitos humanos: da declaração à ação
Autor(es): Vieira, Ione Michele Adelaide
Palavras-chave: Direitos humanos
Educação
Efetividade
Data do documento: 19-Jul-2014
Resumo: Os direitos humanos e, mais especificamente, a educação em direitos humanos e a criação de uma cultura em direitos humanos resultam da compreensão da pessoa e dos fatores sociais, econômicos e políticos de cada época, tendo-se como essência destes a dignidade da pessoa humana. Entretanto, estes só poderão ser praticados quando verdadeiramente conhecidos e percebidos por toda a humanidade. Com a consolidação legislativa, busca-se a prática para a realização efetiva dos direitos humanos, ficando evidente o papel da educação nesse processo. O direito à educação é ferramenta para o crescimento pessoal, colocando-se enquanto direito humano posto que compõe a dignidade humana e torna o individuo capaz de atuar como cidadão. Todavia, a plena efetivação dos Direitos Humanos, de uma educação em/para os Direitos Humanos, ainda está longe de ser concretizada, que ela demanda um processo programático e lento de conscientização, e que, apesar de ter suas bases teóricas fixadas ao longo dos últimos séculos, é para o futuro e no futuro que essa efetividade se dará integralmente.
Descrição: VIEIRA, Ione Michele Adelaide. Educação em direitos humanos: da declaração à ação. 2014. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21196
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