Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21204
Título: Contribuições da educação decolonial e da educação para a paz nos processos de inclusão e pertencimento escolar
Autor(es): Santos, Éwerton Clécio Viturino dos
Palavras-chave: Educação
Inclusão escolar
Educação decolonial
Pertencimento escolar
Data do documento: 21-Out-2019
Resumo: As instituições que compõem o Estado-nação na contemporaneidade possuem inúmeros desafios no que tange ao desenvolvimento potêncial dos indivíduos que delas participam. O constante intercâmbio cultural e social colocaram em pauta novas formas de compreender o mundo, abordar grupos e populações. Diante disso, o presente trabalho busca analisar caminhos pedagógicos presentes no âmbito escolar que propiciam a criação do sentimento de pertencimento do aluno no contexto educacional, os quais carregam o potencial de facilitar o processo de ensino-aprendizagem bem como o desenvolvimento de ambientes inclusivos. Metodologicamente, adota-se uma abordagem qualitativa, utilizando-se do método pesquisa-ação e estudo de caso, além da técnica etnográfica para investigar três objetivos específicos, quais sejam: (1) apontar o papel da escola na desconstrução de percepções sobre normalidade no indivíduo desde o início da sua formação; (2) identificar caminhos e práticas que contribuem para a escola criar ambientes de acolhimento; (3) descrevê-los a partir das atividades desenvolvidas na Escola Santa Ângela, em João Pessoa – Paraíba. Considera-se que tais práticas tiveram impacto positivo nos alunos participantes, na medida em que puderam expressar suas histórias e necessidades, possibilitando assim o diagnóstico de problemas e a busca de alternativas para a sensibilização por meio da introdução de novos valores e elementos representativos.
Descrição: SANTOS, E. C. V. dos. Contribuições da educação decolonial e da educação para a paz nos processos de inclusão e pertencimento escolar. 2019. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2019. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21204
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Éwerton Clécio Viturino dos Santos.pdfÉwerton Clécio Viturino dos Santos591.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.