Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21212
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Leandra da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-29T12:08:05Z | - |
dc.date.available | 2019-11-29T12:08:05Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-19 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.6 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21212 | - |
dc.description | SANTOS, L. da S. (Re)visitando a história da alfabetização no Brasil: da colônia aos dias atuais. 2019. 38p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Partindo das inquietações oriundas de questionamentos do porquê de tantas mudanças ocorridas ao longo dos anos na forma de ensinar a ler e escrever as crianças; como os professores reagiram diante dessas mudanças; se ocorreram mudanças de paradigmas na forma de alfabetizar, foi realizada uma análise bibliográfica, tendo como objetivo geral revisar a literatura para pesquisar as mudanças ocorridas na alfabetização no Brasil, da chegada dos padres jesuítas até os dias atuais. A pesquisa foi norteada através de alguns teóricos, a exemplo de Ferreiro (1996), Kleiman (2005), Magalhães (2005), Maxwell (1996), Mortatti (2006), Mendonça e Mendonça (2011), Saviani (2008), Soares (2003 2016; 2017), dentre outros, pois se entende que estes estudiosos direcionam no entendimento e esclarecimento dos questionamentos iniciais deste trabalho. A escrita do trabalho está formatada em ordem cronológica dos acontecimentos. Conclui-se com este estudo, de que é de suma importância o professor alfabetizador pesquisar e compreender acerca da história da alfabetização para conhecer não apenas os vários tipos de métodos surgidos, como também os conceitos de alfabetização e letramento, para então fundamentar a sua metodologia do ensino da alfabetização, fazendo com que a aprendizagem da criança seja sistemática e sequencial, levando sempre em conta a contextualização, necessidade e o ritmo de cada aluno. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof.ª Me. Cristina Sales Cruz. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | História da alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Mudança de paradigma | pt_BR |
dc.title | (Re)visitando a história da alfabetização no Brasil: da colônia aos dias atuais | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - LEANDRA DA SILVA SANTOS.pdf | 566.59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.