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dc.contributor.authorAndrade, Karine Rodrigues de-
dc.date.accessioned2019-11-29T16:42:41Z-
dc.date.available2019-11-29T16:42:41Z-
dc.date.issued2019-12-05-
dc.identifier.otherCDD 371.337-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21215-
dc.descriptionANDRADE, K. R. de. O brincar na fase pré-escolar sob o olhar e o sentir das crianças. 2019. 31p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractNo presente artigo temos por objetivo analisar as contribuições do brincar na infância e, sob o olhar e sentir de crianças que frequentam a pré-escola, também analisar o espaço e valor atribuídos ao brincar, por instituição escolar que atendem a essas crianças. Atualmente há uma crescente escolarização precoce, por parte de instituições de Educação Infantil, exigindo de crianças competências exacerbadas, e acabam por secundarizar atividades lúdicas, fundamentais para o desenvolvimento integral dessas crianças, bem como para aprendizagens mais significativas. A instituição campo de pesquisa foi uma escola da rede privada de ensino da cidade de Fagundes-PB. A pesquisa de cunho qualitativa ocorreu através de entrevistas/conversas e observações do brincar, por crianças de 4 a 5 anos de idade, que frequentavam a referida instituição durante o período de março a novembro de 2018. Assim sendo, elas se constituíram os sujeitos deste estudo. Para fundamentar o trabalho, buscamos contribuições em VYGOTSKY (1998), FRIEDMMAN (2012), MOYLES (2006), dentre outros. Além de se observar a preferência por brincadeiras que envolvem aparelhos eletrônicos, crianças são privadas de brincar livremente em espaços públicos, em decorrência, dentre outros, dos índices de violência urbana. Ademais, instituições escolares parecem limitar os espaços do brincar, e primam por uma escolarização precoce na Educação Infantil. Em instituições que atendem este nível de educação, o brincar pode ser considerado uma atividade barulhenta e improdutiva. O ato de brincar, garantido por lei e em documentos oficiais que norteiam práticas curriculares e pedagógicas da Educação Infantil no Brasil, ainda não garante e valoriza efetivamente essa ação lúdica que otimiza o desenvolvimento e aprendizagem de crianças. Um dos principais resultados deste estudo, revela a supervalorização da realização de atividades em folhas e livros e a desvalorização do desenvolvimento e aprendizagens favorecidas pelo brincar, sendo este reduzido apenas ao tempo do intervalo, contrariando os parâmetros oficiais que foram criados para nortear práticas dentro da Educação Infantil. Por fim, concluímos que, apesar de ainda ser difícil para as pessoas valorizarem o brincar, para além de uma atividade ociosa e barulhenta, as atividades lúdicas por meio de brincadeiras e jogos são imprescindíveis para o desenvolvimento integral das crianças, em seus aspectos sociais, físico-motores, cognitivo, psicológicos, afetivos, dentre outros.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Profa. Dra. Glória Maria Leitão de Souza Melopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectEducação pré-escolarpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectAprendizagem infantilpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.titleO brincar na fase pré-escolar sob o olhar e o sentir das criançaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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