Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21216
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Negromonte, Eridinaide Machado | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-29T16:43:36Z | - |
dc.date.available | 2019-11-29T16:43:36Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-22 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.6 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21216 | - |
dc.description | NEGROMONTE, E. M. Multiletramento e ensino de língua portuguesa: a charge eletrônica em sala de aula. 2019. 27p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Considerando a presença da tecnologia no ambiente escolar, assim como as transformações no processo de ensino-aprendizagem, este trabalho tem o objetivo de refletir sobre a viabilidade de aplicação do gênero charge eletrônica nas aulas de língua portuguesa. A escolha da temática se justifica por apresentar um gênero digital que adentra em fatos do cotidiano com criticidade e humor e, através do lúdico, levar informação e conhecimento aos estudantes. Como objetivo específico, visa discutir as propostas pedagógicas das teorias do multiletramento com vistas a inserir a charge eletrônica como um gênero textual a ser aplicado em sala de aula, a fim de estimular a reflexão crítica. A metodologia adotada é a de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa quanto à forma da abordagem, cujo corpus visa à funcionalidade do gênero digital em sala de aula. Referente aos subsídios teóricos, entre outros autores, está fundamentado em Antunes (2003), Guedes (2006), Marcuschi (2008), Kleiman (2010), Koch (2010), Rojo (2013). A análise dos estudos demonstrou que o gênero tecnológico incorporado às aulas de língua portuguesa representa um diferencial pedagógico estratégico, pois, por meio do multiletramento, é possível efetivar práticas linguísticas e estímulos críticos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profª. Drª. Dalva Lobão Assis | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Multiletramento | pt_BR |
dc.subject | Charge eletrônica | pt_BR |
dc.subject | Reflexão crítica | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua portuguesa | pt_BR |
dc.title | Multiletramento e ensino de língua portuguesa: a charge eletrônica em sala de aula | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - ERIDINAIDE MACHADO NEGROMONTE.pdf | 1.26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.