Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21216
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNegromonte, Eridinaide Machado-
dc.date.accessioned2019-11-29T16:43:36Z-
dc.date.available2019-11-29T16:43:36Z-
dc.date.issued2019-11-22-
dc.identifier.otherCDD 372.6-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21216-
dc.descriptionNEGROMONTE, E. M. Multiletramento e ensino de língua portuguesa: a charge eletrônica em sala de aula. 2019. 27p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractConsiderando a presença da tecnologia no ambiente escolar, assim como as transformações no processo de ensino-aprendizagem, este trabalho tem o objetivo de refletir sobre a viabilidade de aplicação do gênero charge eletrônica nas aulas de língua portuguesa. A escolha da temática se justifica por apresentar um gênero digital que adentra em fatos do cotidiano com criticidade e humor e, através do lúdico, levar informação e conhecimento aos estudantes. Como objetivo específico, visa discutir as propostas pedagógicas das teorias do multiletramento com vistas a inserir a charge eletrônica como um gênero textual a ser aplicado em sala de aula, a fim de estimular a reflexão crítica. A metodologia adotada é a de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa quanto à forma da abordagem, cujo corpus visa à funcionalidade do gênero digital em sala de aula. Referente aos subsídios teóricos, entre outros autores, está fundamentado em Antunes (2003), Guedes (2006), Marcuschi (2008), Kleiman (2010), Koch (2010), Rojo (2013). A análise dos estudos demonstrou que o gênero tecnológico incorporado às aulas de língua portuguesa representa um diferencial pedagógico estratégico, pois, por meio do multiletramento, é possível efetivar práticas linguísticas e estímulos críticos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Profª. Drª. Dalva Lobão Assispt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMultiletramentopt_BR
dc.subjectCharge eletrônicapt_BR
dc.subjectReflexão críticapt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.titleMultiletramento e ensino de língua portuguesa: a charge eletrônica em sala de aulapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ERIDINAIDE MACHADO NEGROMONTE.pdf1.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.