Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21237
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Rita de Cárssia Lima de | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-04T12:46:10Z | - |
dc.date.available | 2019-12-04T12:46:10Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-06 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21237 | - |
dc.description | SOUZA, Rita de Cárssia Lima de. A identidade do colégio da polícia militar da Paraíba e a (in)disciplina. 2014. 108f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem por objetivo analisar os elementos que caracterizam a identidade do Colégio da Policia Militar da Paraíba – CPM, e a adequação de seus alunos ao regulamento e a disciplina militar da instituição. Em meio às duras criticas feita ao dito regime, o que leva pais e alunos escolherem matricular na referida instituição. Do mesmo modo também analisar o paradoxo civil versus militar, não só de alunos mais dos profissionais que ali atuam. Mostra também as relações de poder duplamente presente na instituição enquanto escola e instituição militar, onde ambas apresentam o mesmo objetivo a disciplina, a uniformização dos corpos que embora aconteça a violência simbólica dos mesmos é legitimada pelos seus membros. Entretanto na tentativa de que essa disciplina seja implantada, surge o processo indisciplinar, que muitas vezes se confunde a outros como as incivilidades e até práticas infracionais e outros tipos de violência mais atuais como o bullying. Percebe-se ainda que o processo indisciplinar de alunos está diretamente associado aos casos de desestrutura das famílias destes, dados a ―crise do paradigma familiar‖. Considera ainda que tanto a escola enquanto normal, quanto instituição militar são institucionalmente e tendem ao conservadorismo em que o diferente ―indisciplinado e/ou problemático‖ deve ser excluído. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Luciano Nascimento Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Disciplina | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Poder | pt_BR |
dc.title | A identidade do colégio da polícia militar da Paraíba e a (in)disciplina | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Rita de Cárssia Lima de Souza.pdf | PDF - Rita de Cárssia Lima de Souza | 1.08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.