Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21244
Título: Atividades experimentais de física numa intervenção didática do ensino médio
Autor(es): Tavares, Carla Valéria Ferreira
Palavras-chave: Ensino de Física
Atividades experimentais
Didática
Data do documento: 6-Dez-2014
Resumo: As atividades experimentais podem despertar curiosidade e consequentemente, o interesse do estudante. Sendo assim, nesta pesquisa tivemos como objetivo utilizar atividades experimentais numa intervenção didática no processo de construção dos conceitos científicos quem envolvem os circuitos elétricos. A intervenção foi realizada em uma turma do 3° ano do Ensino médio e organizada de acordo com as cinco etapas do Ciclo da Experiência Kellyana: Antecipação, Investimento, Encontro, Confirmação ou Desconfirmação e Revisão Construtiva. Durante a intervenção procuramos os tipos de circuitos e sua importância no cotidiano dos estudantes. Os resultados da intervenção didática nos revelaram que os estudantes possuíam conceitos intuitivos, bem como apresentaram algumas dificuldades de entender determinados conceitos relacionados aos circuitos elétricos. Superando as dificuldades percebemos que as atividades experimentais despertaram a atenção dos estudantes, direcionando-os a levantar hipóteses, refletindo e estabelecendo relações das situações vivenciadas com o tema estudado, oportunizando uma contribuição de forma significativa para a evolução dos seus conceitos.
Descrição: TAVARES, Carla Valéria Ferreira. Atividades experimentais de física numa intervenção didática do ensino médio. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21244
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carla Valéria Ferreira Tavares.pdfPDF - Carla Valéria Ferreira Tavares482.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.