Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21251
Título: Entre o dito e o escrito: histórias e memórias das rezadeiras e da comunidade de Junco do Seridó - PB
Autor(es): Rodrigues, Franciel dos Santos
Palavras-chave: Rezadeira
Cultura popular
Rituais de cura
Influências sociais
Data do documento: 29-Nov-2019
Resumo: O presente trabalho apresenta uma análise sobre o ritual de cura e a influência social das rezadeiras ou benzedeiras da cidade de Junco do Seridó, na Paraíba, buscando compreender como um ofício colocado entre as ramificações folclóricas, desempenhou e desempenha um papel de suma importância para a história cidade. Expondo historicamente o ato da cura e seus ritos religiosos, além da relação dessas detentoras de saberes com o sagrado cristão e de outras tradições religiosas, e que se foi possível fazer por meio de um estudo sobre cultura popular, especialmente a história cultural e social, trazendo uma interpretação dessas práticas de cura, seus símbolos e sua importância, expondo um estudo aprofundando não apenas sobre sua história e seus os ritos, mas a implicância social deste ofício.
Descrição: RODRIGUES, F. dos S. Entre o dito e o escrito: histórias e memórias das rezadeiras e da comunidade de Junco do Seridó - PB. 2019. 70 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21251
Aparece nas coleções:29 - TCC
29 - TCC
29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - FRANCIEL DOS SANTOS RODRIGUES.pdf1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.