Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21255
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barbosa, Ijaneide de Moura | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-04T23:14:09Z | - |
dc.date.available | 2019-12-04T23:14:09Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-23 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.62 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21255 | - |
dc.description | BARBOSA, I. de M. Música como ferramenta de letramento crítico no ensino de língua inglesa. 2019. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A inclusão da língua inglesa no currículo das escolas de ensino básico brasileiras figura como de suma importância haja vista que propicia uma educação universalizada e diálogos distintos com outros países. Assim sendo, a BNCC/2017 prevê o ensino de inglês no ambiente escolar com um “caráter formativo”. Sob à luz da ótica dos gêneros e não mais dos tipos textuais, temos segundo Schneuwly & Dolz (2004, p. 74), que "é através dos gêneros que as práticas de linguagem materializam-se nas atividades dos aprendizes". Assim sendo, crê-se que consciência crítica sobre o aprendizado da lingua inglesa desenvolva – se através da abordagem do letramento crítico, promovendo não só o desenvolvimento das habilidades linguísticas dos aprendizes, como também cidadãos detentores de pensamento crítico. Dentre os vários gêneros existentes e considerando a dificuldade existente em escolher um gênero que consiga atrair a atenção dos alunos e envolvê-los, optou-se pela música haja vista que faz parte do dia a dia de grande parte dos estudantes, resultando numa empatia conjunta por este gênero, estudos vistos na literatura revelam uma maior preferência dos alunos por esse gênero no que se refere a aprendizagem de LEM - Inglês, em comparação a quaisquer outros materiais de apoio. Assim sendo, o objetivo desse estudo é mostrar que o gênero música pode ser utilizado como ferramenta para letramento crítico do alunado nas aulas de lígua inglesa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Prof. Ms. Fernanda Maria Almeida Floriano | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Gêneros discursivos | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Letramento crítico | pt_BR |
dc.title | Música como ferramenta de letramento crítico no ensino de língua inglesa | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - IJANEIDE DE MOURA BARBOSA.pdf | 667.54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.