Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21259
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPalhano, Evelly Santos-
dc.date.accessioned2019-12-04T23:26:13Z-
dc.date.available2019-12-04T23:26:13Z-
dc.date.issued2019-09-23-
dc.identifier.otherCDD 370-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21259-
dc.descriptionPALHANO, E. S. Motivação (ação): um estudo de caso com uma turma do 8º período em Pedagogia na UEPB. 2019. 52 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho consiste em uma monografia sobre a influência da motivação e da autoestima no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que estão imbricadas uma a outra, e são essenciais no ensino e aprendizado. Desse modo, temos como objetivo geral: investigar como o professor pode influenciar positivamente a motivação de seus alunos durante o processo de ensino/aprendizagem; e como objetivos específicos: compreender a motivação como fator de influência no processo de ensino/aprendizagem; verificar a influência da prática pedagógica na motivação dos alunos; e analisar como a autoestima do docente e do discente contribui para o processo de ensino/aprendizagem. O processo metodológico constitui-se por meio da observação realizada no ambiente de ensino superior, mais especificamente durante o curso de Pedagogia, leituras bibliográficas, tais como: Tapia e Fita (2015); Avelar (2015); Gadotti (2011); entre outros. Utilizamos como pesquisa qualitativa o estudo de caso, o qual foi realizado na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), tendo como público alvo uma turma do curso de Pedagogia, constituída por 17 alunas, com investigação através da aplicação de um questionário com 8 questões abertas. A partir dos resultados e discussões salientamos que o processo de ensino-aprendizagem depende principalmente da motivação dos alunos, e dos professores, não se pode desvincular essa forte relação entre o que o motiva a ensinar e a aprender, de como isso é realizado na prática. A prática do docente reflete suas motivações internas e/ou externas, sendo que tal prática tem como consequência a influência na motivação de seus próprios alunos, o que importa é fazer dessa prática motivadora, construtiva e significativa.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Prof. Ms. Kátia Farias Anteropt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAutoestimapt_BR
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.subjectMotivação no ensinopt_BR
dc.subjectMotivação na aprendizagempt_BR
dc.titleMotivação (ação): um estudo de caso com uma turma do 8º período em Pedagogia na UEPBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - EVELLY SANTOS PALHANO.pdf409.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.