Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21266
Título: Impacto da terceirização na administração pública: o caso na Universidade Estadual da Paraíba
Autor(es): Santos Junior, Luiz Alberto dos
Palavras-chave: Terceirização
Gestão de serviços
UEPB
Serviços terceirizados
Administração pública
Data do documento: 23-Nov-2018
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: Em um cenário econômico difícil no Brasil as instituições públicas de ensino buscam meios para facilitar no processo de gestão sem perder a qualidade, com melhor custo-benefício. A terceirização mostra-se como uma opção técnica no propósito de buscar eficiência dentro do ambiente universitário. Esse estudo tem por objetivo analisar os três principais serviços terceirizados na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) que são: segurança, limpeza e o restaurante universitário, atividades consideradas essenciais e naturais. Os dados foram extraídos na Pró-reitora de Gestão Administrativa (PROAD), analisando também a percepção dos fiscais de cada setor, destacando seus prós e contras, correlacionando-os a uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório feita no campus I. Nesse sentido espera-se esclarecer se a terceirização em sua atividade-meio é efetiva dentro da instituição como uma técnica gerencial. A coleta de dados foi realizada através de análise documental, assim como de uma entrevista não estruturada e também um questionário aplicado no campus I, com intuito de descrever à percepção dos usuários. Os principais resultados apontam que 67,3% aprovam de forma moderada ou total a terceirização na universidade, os demais 23,1% discordam modernamente ou em absoluto dessa técnica e 9,3% permaneceram indiferentes ao tema abordado. Em relação à utilização dos principais serviços, obteve-se entre 48 a 60% de aceitação em relação ao seu uso. Os dados apontam desde que haja a devida gestão e transparência por parte da empresa prestadora, bem como a UEPB, a terceirização apresenta-se de maneira benéfica para a universidade e a sociedade participante.
Descrição: SANTOS JÚNIOR, L. A. dos. Impacto da terceirização na administração pública: o caso na Universidade Estadual da Paraíba. 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21266
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luiz Alberto dos Santos Junior.pdf525.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.