Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21267
Título: Fãs prossumidores: uma análise da atuação de autores de fanfics da série A Casa de Papel
Autor(es): Batista, Marília Abigail Meneses
Palavras-chave: Convergência midiática
Prossumidor
Fanfic
Produto midiático
Narrativa ficcional
Netflix
Data do documento: 22-Nov-2018
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: O consumo de produtos midiáticos representa todos os anos grandes lucros para a indústria de entretenimento. A oferta de conteúdos de massa é afrontada pela oferta de produtos de nichos fazendo com que plataformas, como a Netflix tornem-se cada vez mais populares. Neste cenário, surgem os prossumidores. Diante do sucesso da série “A casa de papel”, percebe-se a importância da Convergência das Mídias e das Narrativas Transmídias. Este trabalho, para tanto, objetiva analisar a percepção de fãs da série “A Casa de Papel” sobre sua atuação enquanto prossumidores dentro de comunidades de fãs. A presente pesquisa se deu em duas etapas. Na primeira etapa, foi realizada a identificação de autores de fanfictions da série. E na segunda, foi realizada uma entrevista semiestruturada com duas autoras específicas. Depois da análise de discurso, foram identificadas três dimensões: A relação com a série e seus personagens; A transformação em prossumidoras e o processo criativo; A percepção da atuação enquanto prossumidora e seus impactos. A partir destas, percebe-se que a produção das autoras foi incentivada por sentimentos como adrenalina e amor, o que despertou o comportamento de prossumo. A fanfic surge como resposta à carência do produto ao qual se envolveu. Seus papéis de prossumidoras são percebidos sutilmente, porém entendem que se encontram inseridas num ambiente onde existe a Cultura Participativa. Diante disto, surge à Cultura da Convergência implicando em transformações nas relações de produção e consumo, num modelo de mercado a partir de uma reestrutura cultural.
Descrição: BATISTA, M. A. M. Fãs prossumidores: uma análise da atuação de autores de fanfics da série A casa de papel. 2018. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21267
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marília Abigail Meneses Batista.pdf537.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.