Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21269
Título: Contabilidade gerencial: um estudo de caso nos hospitais de Campina Grande/PB
Autor(es): Barbosa, Lucirene Almeida
Palavras-chave: Controle gerencial
Processo decisório
Gestor
Contabilidade gerencial
Tomada de decisão
Data do documento: 22-Nov-2018
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: Esse trabalho vai tratar sobre procedimentos relacionados ao controle gerencial no processo decisório em hospitais situados na cidade de Campina Grande/PB, tendo a preocupação de realizar uma comparação entre os departamentos administrativos e operacionais dos referidos Hospitais. Profissionais da alta direção de organizações podem se diferenciar na utilização dos sistemas de controle gerencial para o processo decisório, especialmente quando a formação técnica não esta alinhada aos conhecimentos de gestão. Este estudo tem o objetivo de verificar a percepção de uso dos sistemas de controle gerencial no processo decisório dos gestores administrativos e dos gestores do corpo clínico em hospitais. Pesquisa com caráter descritivo foi realizada por meio de um levantamento e abordagem quantitativa. A amostra da pesquisa constitui-se de 18 hospitais situados no município de Campina Grande-PB e os respondentes compreendem 28 profissionais responsáveis pelo setor administrativo e 14 pelo setor técnico ou clínico. Os resultados apontam diferenças sistemáticas na utilização dos sistemas de controle gerencial, no uso de informações financeiras e não financeiras e na implantação de estratégias nos hospitais entre os profissionais responsáveis pelo setor administrativo e os responsáveis pelo corpo técnico ou clínico. Conclui-se que os gestores administrativos demonstram uma percepção de maior uso das informações geradas pelos sistemas de controle gerencial no processo decisório, comparativamente aos gestores responsáveis pelo corpo clínico dos hospitais pesquisados.
Descrição: BARBOSA, L. A. Contabilidade gerencial: um estudo de caso nos hospitais de Campina Grande/PB. 2018. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21269
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucirene Almeida Barbosa.pdf763.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.