Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21294
Título: A trajetória da saúde pública brasileira: avanços e desafios para a consolidação do sistema único de saúde
Autor(es): Oliveira, Everson Camelo de
Palavras-chave: Política social
Direito
Saúde pública
Sistema Único de Saúde
Data do documento: 21-Set-2015
Resumo: O presente estudo retrata a trajetória da saúde pública brasileira, desde o inicio do século passado, onde as casas de misericórdia faziam o papel do estado e suas ações estavam diretamente ligadas à caridade, ate o momento de reivindicações populares como o Movimento da Reforma da Sanitária, que posteriormente culmina na Constituição e no arcabouço para a consolidação do Sistema Único de saúde – SUS. Passando por um processo de transformação com participação popular,ganhando contornos de direitos adquiridos, marcado pela Constituição de 1988, e que mais tarde na década de 1990 entra na contra mão do projeto Neoliberal, e vê novamente o Estado direcionando a responsabilidade para a sociedade, transformando tudo em mercadoria. O objetivo é fazer uma reflexão acerca da saúde pública brasileira, considerando a precariedade da informação do sistema ofertado ao usuário que o utiliza, como seus limites e potencialidades, evidenciando sua trajetória, sua construção e consolidação com a Constituição Federal de 1988, e observar a atual conjuntura com o fortalecimento do setor privado, logo a saúde não vem sendo efetivada como previsto, anulando assim alguns dos mais importantes direitos da população, caracterizando forte tendência Neoliberal.
Descrição: OLIVEIRA, Everson Camelo de. A trajetória da saúde pública brasileira: avanços e desafios para a consolidação do sistema único de saúde. 2015. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21294
Aparece nas coleções:EAD I - GP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Everson Camelo de Oliveira.pdfPDF - Everson Camelo de Oliveira220.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.