Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21295
Título: Livro-reportagem Flores(ser)
Autor(es): Ayres, Tamyres Dysa da Luz
Palavras-chave: Violência de gênero
Violência sexista
Livro-reportagem
Violência no trabalho
Data do documento: 6-Dez-2018
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: O presente trabalho constitui-se na reprodução de uma pesquisa realizada através de estudos históricos e contemporâneos sobre a violência sexista, geralmente sofrida pelo gênero feminino nos locais de trabalho e nas diversas profissões existentes no mercado. Trata-se de um livroreportagem que abarca narrativas reais de casos que envolvem tal violência e que foram criadas a partir de entrevistas. Todos os relatos foram adaptados para o gênero literário, com ilustrações exclusivas que provocam interpretações diversas a respeito das histórias contadas. Partindo desse problema social enfrentado por muitas mulheres no mercado de trabalho, o livro digital Flores(ser) também carrega uma proposta de homenagem a líder sindical Margarida Maria Alves que, além da sua representatividade nas causas trabalhistas, tornou-se uma figura de referência a várias outras mulheres que lutam por questões ideológicas. O livro também tem um cunho motivacional a todos(as) os(as) leitores e leitoras que necessitam enxergar de forma mais sensível essa realidade. O trabalho em questão não se resume apenas ao produto do livro digital, mas também foi construído através de pesquisas de campo atuais, por meio de entrevistas acompanhadas de um questionário sobre violência de gênero e suas consequências no mercado, sendo respondida por trinta mulheres e trazendo resultados traduzidos em oito narrativas escolhidas para inclusão do livro. A composição do projeto Flores(ser) transforma o resultado de toda a pesquisa em mais um instrumento de luta, inspiração e discussão social.
Descrição: AYRES, T. D. da L. Livro-reportagem Flores(ser). 2018. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Relatório]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21295
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Livro-Reportagem - Tamyres Dysa da Luz Ayres.pdf5.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Tamyres Dysa da Luz Ayres.pdf2.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.