Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21298
Título: Leitura no ensino da EJA: concepções subjacentes à prática docente
Autor(es): Albuquerque, Roberta da Costa
Palavras-chave: Prática docente
Letramento
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Ensino-aprendizagem
Data do documento: 25-Nov-2019
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar as concepções de leitura adotadas por professores da EJA no ensino da língua materna, identificadas em depoimentos resultantes da aplicação de um questionário, verificando sua relação com as práticas sociais da leitura. Como contribuições teóricas respaldamo-nos nas teorias desenvolvidas por Martins (2006), Koch (2006), Antunes (2003), Soares (2012), Kleiman (1995, 2005, 2007), acerca do ensino de leitura e do letramento, bem como nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e as Propostas Curriculares para a EJA: segundo segmento (2002). Nossa pesquisa se apoia em uma abordagem qualitativa, utilizando-se como instrumento para coleta de dados, a aplicação individual de um questionário, de elaboração própria, com quatro professores atuando na modalidade EJA do ensino fundamental II, em uma escola pública situada na cidade de Queimadas-PB. Os resultados obtidos apontam que os professores atuantes na modalidade EJA indicam não trabalharem a leitura na perspectiva do letramento, fato que parece não viabilizar a inserção dos sujeitos da modalidade EJA de forma ativa na sociedade em que vivem.
Descrição: ALBUQUERQUE, R. da C. Leitura no ensino da EJA: concepções subjacentes à prática docente. 2019. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21298
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ROBERTA DA COSTA ALBUQUERQUE.pdf872.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.