Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21302
Título: Limites do ser e do estar: uma história da formação urbana do distrito de Santa terezinha - PB (1927 - 1970)
Autor(es): Oliveira, Sayonara Silva Pereira de
Palavras-chave: Formação de território
Bairros periféricos
Problemas urbanos
Data do documento: 27-Nov-2019
Resumo: Para compreender a formação dos bairros que se configuram como distrito e a problemática do território limítrofe, carregado de uma política ambígua, que é o caso de Santa Terezinha, no presente trabalho realizamos uma análise acerca da formação, das transformações e das peculiaridades envoltas no distrito de Santa Terezinha também buscamos contemplar questões da política administrativa ambígua vivenciada nesta comunidade situada em um território sem delimitações claras, ficando entre os municípios de Campina Grande e Massaranduba. Para isso definimos o recorte temporal entre 1927, data do documento mais antigo localizado a respeito do lugar que hoje é Santa Terezinha, e o início da década de 1970, período relevante para a construção do imaginário de separação no bairro-distrito referido. Com relação às escolhas metodológicas feitas nesta pesquisa, optamos por uma pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa. Realizada com procedimentos bibliográficos e documentais. Para a realização da revisão bibliográfica, nos apoiamos principalmente em autores como Pierre Mayol, Soheil Ali-Zadeh Rastan, Michael E. Smith, Milton Santos, Rogério Haesbaert, Zigmunt Bauman, Stuart Hall, J. B. Pacheco, uma vez que suas contribuições foram essenciais para Tecermos nossa análise acerca da formação dos bairros e distritos, assim como a relação entre território e identidade.
Descrição: OLIVEIRA, S. S. P. de. Limites do ser e do estar: uma história da formação urbana do distrito de Santa terezinha - PB (1927 - 1970). 2019. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21302
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - SAYONARA SILVA PEREIRA DE OLIVEIRA.pdf845.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.