Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21305
Título: A noção de arte na "Introdução" dos "Cursos de Estética" de Hegel
Autor(es): Ribeiro, Samuel Paulino dos Santos
Palavras-chave: Filosofia alemã
Estética
Teoria estética
Belo artístico
Data do documento: 20-Nov-2019
Resumo: Objetiva-se com essa pesquisa compreender as noções fundamentais hegeliana acerca da arte. Para tal, focaremos na “Introdução” da obra Cursos de Estética, neste livro, retirado dos cursos ministrados na Alemanha. Na Introdução, Hegel já dá noções fundamentais e amplos de sua teoria Estética, que tem como objeto o Belo. O Belo Artístico, que nos interessa, ele excluirá, segundo consta, não de forma arbitrária, o Belo Natural. Para este filósofo, é na arte que temos uma maneira única de manifestação do espírito na história. Assim, compreende que exista na história objetiva da arte uma representação geral, suficiente para mostrar as relações que a arte apresentará historicamente, a partir dos conceitos e o lado material da arte. Por isso, ele dirá que a essência da arte consistirá nas íntimas relações entre o conteúdo e a forma que lhe é mais adequada. A arte é a busca do espirito por liberdade que o leva a realizações mais conscientes, em suma, e forma concreta e figurativa a arte revela a verdade existente no espírito, e em último grau, segundo Hegel, expressa o melhor do divino.
Descrição: RIBEIRO, S. P. dos S. A noção de arte na "Introdução" dos "Cursos de Estética" de Hegel. 2019. 20 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21305
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - SAMUEL PAULINO DOS SANTOS RIBEIRO.pdf713.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.