Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21306
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Hellen Ramos | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-10T16:42:03Z | - |
dc.date.available | 2019-12-10T16:42:03Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.225 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21306 | - |
dc.description | SILVA, H. R. The role of reflective dialogue journal during the internship: an investigation about teacher’s professional identity. 2019. 39 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Conceber o Estágio Supervisionado como uma dicotomia entre teoria e prática parte da compreensão do mesmo como um campo de conhecimento em que é considerado um local de aprendizado e reflexão. Assim, torna-se imprescindível compreender sua importância para a formação inicial de professores, para que possa ser entendido como um espaço possível para a construção da identidade profissional do professor, através da interseção entre a experiência em sala de aula e a teoria estudada (PIMENTA & LIMA, 2004). Com base nessa concepção do estágio, analisou-se como o gênero de texto Diário Dialogado Reflexivo contribuiu para construir a identidade de um aluno-professor. Dessa forma, procurou-se analisar qualitativamente esse gênero textual produzido por um dos professores em formação inicial no Estágio Supervisionado. Assim, o que Pimenta (1995) apresenta a relação entre teoria e prática, os comentários de Liberali (1999) sobre diários reflexivos e a teoria de Pimenta (1999) sobre a identidade dos professores farão parte da parte teórica. Além disso, Abrahão (2002), referente à formação inicial, Tardif (2002), sobre conhecimento dos professores, Reichmann (2007), sobre diários de aprendizagem, Dias (2011), Pinho e Pereira (2011), sobre o uso de diários reflexivos, Majzub (2013) em auto-avaliação também será apresentado como parte das teorias deste trabalho. A partir da análise, a contribuição de Bronckart (2009) sobre as modalizações possibilitou analisar o objeto de estudo através do ponto de vista do aluno-professor revelado nas reflexões. Por meio da análise, verificou-se que dentre os quatro tipos de moralizadores, o apreciativo teve mais ocorrências, mostrando que a professora em formação avalia a prática de ensino, às vezes, positiva ou negativa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Profª.: Telma Sueli Farias Ferreira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Diário dialogo reflexivo | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
dc.title | The role of reflective dialogue journal during the internship: an investigation about teacher’s professional identity | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - HELLEN RAMOS SILVA.pdf | 988.3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.