Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21313
Título: Tecendo memórias, fazendo histórias: trabalho feminino em Picuí-PB (1937-1950)
Autor(es): Lima, Maria Artenisia da Costa
Palavras-chave: Mulher - mercado de trabalho
Condição social
Memória feminina
História da Paraíba
Data do documento: 4-Dez-2019
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo abordar a condição das mulheres pobres no mercado de trabalho subalterno na cidade de Picuí entre as décadas de 1937 a 1950, visando problematizar o contexto social e a rotina de trabalho das mulheres, em relação à rede de vigilância que recaia sobre as mesmas, assim como as suas práticas cotidianas femininas que possibilitaram a sobrevivência destas e de suas famílias. Abordamos os tipos de trabalhos exercidos pelas mulheres pobres, como se configurava o ambiente de trabalho, as perspectivas que elas tinham sobre o trabalho que realizavam, à medida que as mulheres adentravam ao mercado de trabalho e as novas sociabilidades que construíram. Para tecer esse fio fazemos o uso da memória através de trabalho biográfico e fotografias, da historiografia relativa ao tema, tendo como aporte teórico as contribuições de Michel de Certeau, Michelle Perrot, Margareth Rago, entre outros teóricos pertinentes ao tema. Como veremos, as práticas femininas não se reduzem a comportamentos modelados pela rede de vigilância e pelos métodos de disciplina que recaíam sobre os seus corpos, valorizamos nessa pesquisa as artes fazer das mulheres trabalhadoras, apontando como suas criatividades cotidianas possibilitaram outras experiências face os limites impostos pelos preconceitos socioculturais da época.
Descrição: LIMA, M. A. da C. Tecendo memórias, fazendo histórias: trabalho feminino em Picuí-PB (1937-1950). 2019. 69 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21313
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - MARIA ARTENISIA DA COSTA LIMA.pdf1.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.