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dc.contributor.authorSouza, Érika Rodrigues Andrade de-
dc.date.accessioned2019-12-11T16:25:42Z-
dc.date.available2019-12-11T16:25:42Z-
dc.date.issued2018-12-05-
dc.identifier.otherCDD 371.94-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21314-
dc.descriptionSOUZA, E. R. A. de. O autismo e a intervenção psicopedagógica: um estudo de caso. 2018. 38 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.pt_BR
dc.description.abstractDiante da realidade do aumento constante do número de crianças diagnosticadas com autismo, é urgente que se discutam questões voltadas à intervenção psicopedagógica junto a essa população. O cenário atual da educação inclusiva no sistema regular de ensino do nosso país aponta para a importância da capacitação dos professores, técnicos e de toda a equipe que compõe o corpo da escola tendo em vista a importância da intervenção desses profissionais. Nesse sentido, procedemos a um estudo de caso cujo desenvolvimento ocorreu através da análise de um atendimento terapêutico de uma criança autista em ambiente doméstico e que tinha como intuito superar as dificuldades que essa criança apresentava nos aspectos cognitivos, sociais e linguísticos. Nesse sentido, o objetivo geral desse artigo foi realizar uma análise dos avanços obtidos pela criança em questão ao longo de oitos sessões de atendimento, em um período de dois meses. Para abordar essa experiência, apresentamos uma breve discussão sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), baseados em autores como Bandim (2010), Klin (2006), Mello (2003), Schwartzman e Araújo (2011), Facion (2007), entre outros, bem como refletimos sobre a importância da estimulação cognitiva na intervenção terapêutica multiprofissional nesses casos. A metodologia utilizada é de cunho etnográfico, com perfil de análise qualitativa a partir de uma observação participante. O acompanhamento do caso em questão ensejou uma análise que revelou avanços progressivos apresentados pela criança a cada encontro de intervenção psicopedagógica, além da diminuição dos comportamentos disrupitivos, diminuição do quadro de inatividade, melhora no contato ocular, no brincar estruturado e compartilhado, melhora no seguimento de instrução e no limiar de espera e tolerância.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Eduardo Gomes Onofrept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectPsicopedagogiapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.titleO autismo e a intervenção psicopedagógica: um estudo de casopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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