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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21317
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Alves, Jamille Lais de Brito Luna | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-11T16:42:09Z | - |
dc.date.available | 2019-12-11T16:42:09Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-07 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.33 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21317 | - |
dc.description | ALVES, J. L. de B. L. Importância do brincar na educação infantil. 2019. 39 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Compreendendo a importância do brincar para a infância diante de uma perspectiva lúdica e espontânea com respeito as diversidades, necessidades e interesses dos alunos, principalmente porque as crianças aprendem brincando sem uma sistematização ou intencionalidade para o ensino é que propomos um estudo com o tema “A importância do brincar na Educação Infantil”, trazendo com objetivo geral o que pensam os professores sobre a importância do brincar na Educação Infantil, sabendo que diversos saberes, experiências e conceitos são formulados, desconstruídos e reelaborados diante das trocas realizada entre os alunos, favorecendo assim para o desenvolvimento de valores morais, éticos e sociais de todos dentro da escola. Já os objetivos específicos pretendem verificar quais brincadeiras os professores utilizam na Educação Infantil e quais são as de maior interesse dos alunos; Relatar sobre a visão dos professores com relação as vantagens do brincar na Educação Infantil; Verificar segundo a opinião dos professores o favorecimento do brincar para a construção de saberes; E identificar se os professores estão interessados em resgatar as brincadeiras antigas, como forma de valorizar e preservar a cultura popular. Assim, a metodologia deste trabalho se baseia em uma pesquisa bibliográfica nos estudos realizados por alguns especialistas como Barbosa (2011); Brasil. (2017); Diniz (2013); Corsaro (2011); Fortuna (2011); Góes (2008); Gonzaga (2009); Kishimoto (2010); Martins; Vasconcelos & Rocha (2017); Lima (2013); Revista Nova Escola (2010); Além de Netigrafias tais como Brasil (2017); Marin & Penòn (2013); Valério (2018); Velasco (2018), que defendem a brincadeira como um momento único e essencial para o desenvolvimento da criança, em junção com um questionário semiestruturado aplicados com professores que atuam em salas de Educação Infantil, como forma de compreender a presença do brincar dentro dos espaços escolares. Durante a construção desse estudo concluímos que a criança tem a necessidade de brincar, mas para os professores trata-se de uma sistematização do conteúdo, porque enquanto adultos não há a sensibilidade de perceber as reais necessidades e interesse dos alunos, capaz de considerar que a criança aprende brincando e que só é preciso realizar intervenções significativas para promover o pleno desenvolvimento de todos os alunos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Tatiana Cristina Vasconcelos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Brincar | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento de habilidades | pt_BR |
dc.title | Importância do brincar na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
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