Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21331
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Jéssica Barbosa-
dc.date.accessioned2019-12-13T15:54:15Z-
dc.date.available2019-12-13T15:54:15Z-
dc.date.issued2019-11-25-
dc.identifier.otherCDD 371-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21331-
dc.descriptionPEREIRA, J. B. Idoso, envelhecimento e livro didático de português: temática veiculada nos gêneros textuais. 2019. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo investiga, nos livros didáticos ―Universos: língua portuguesa‖ (2015) e ―Português – linguagens‖ (2015), destinados ao 6º ano do ensino fundamental, gêneros textuais que abordam temáticas relacionadas às pessoas idosas. Embasamos esta investigação no Art 22, capítulo V, do Estatuto do Idoso, que enfatiza a necessidade de inserir, nos currículos mínimos dos diversos níveis de ensino formal, conteúdos voltados ao processo de envelhecimento, ao respeito e a valorização do idoso, de forma a eliminar preconceitos e produzir conhecimentos sobre a matéria. Assim, identificamos gêneros textuais que veiculam temáticas relacionadas à pessoa idosa, a exemplo do ―envelhecimento‖, e discutimos a sua importância nos livros didáticos de português (LDP) adotados nas Escolas de Rede Pública. Esta pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e investigativa por questionar a ausência de temáticas relacionadas à pessoa idosa no LDP, sendo possível verificar que elas permanecem silenciadas e distantes do critério de avaliação estabelecido pelo PLND, que diz respeito ao repúdio a qualquer tipo de preconceito. Constatamos esse silenciamento nas diversas propostas textuais do LDP (texto oral e escrito, atividades de compreensão textual e avaliação do conteúdo), por não discutirem questões do respeito e valorização à pessoa idosa na sociedade e entre as gerações. Com base nesta discussão, entende-se que os livros didáticos de português, analisados nesta pesquisa, além de silenciarem a temática ―envelhecimento" em seus desdobramentos, como o respeito e a valorização do idoso na sociedade, suscitam questões acerca da formação inicial e continuada do professor.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Zélia Maria de Arruda Santiagopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLivro didático de portuguêspt_BR
dc.subjectEnvelhecimentopt_BR
dc.subjectValorização do idosopt_BR
dc.titleIdoso, envelhecimento e livro didático de português: temática veiculada nos gêneros textuaispt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - JÉSSICA BARBOSA PEREIRA.pdf1.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.