Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21331
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Jéssica Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-13T15:54:15Z | - |
dc.date.available | 2019-12-13T15:54:15Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-25 | - |
dc.identifier.other | CDD 371 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21331 | - |
dc.description | PEREIRA, J. B. Idoso, envelhecimento e livro didático de português: temática veiculada nos gêneros textuais. 2019. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo investiga, nos livros didáticos ―Universos: língua portuguesa‖ (2015) e ―Português – linguagens‖ (2015), destinados ao 6º ano do ensino fundamental, gêneros textuais que abordam temáticas relacionadas às pessoas idosas. Embasamos esta investigação no Art 22, capítulo V, do Estatuto do Idoso, que enfatiza a necessidade de inserir, nos currículos mínimos dos diversos níveis de ensino formal, conteúdos voltados ao processo de envelhecimento, ao respeito e a valorização do idoso, de forma a eliminar preconceitos e produzir conhecimentos sobre a matéria. Assim, identificamos gêneros textuais que veiculam temáticas relacionadas à pessoa idosa, a exemplo do ―envelhecimento‖, e discutimos a sua importância nos livros didáticos de português (LDP) adotados nas Escolas de Rede Pública. Esta pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e investigativa por questionar a ausência de temáticas relacionadas à pessoa idosa no LDP, sendo possível verificar que elas permanecem silenciadas e distantes do critério de avaliação estabelecido pelo PLND, que diz respeito ao repúdio a qualquer tipo de preconceito. Constatamos esse silenciamento nas diversas propostas textuais do LDP (texto oral e escrito, atividades de compreensão textual e avaliação do conteúdo), por não discutirem questões do respeito e valorização à pessoa idosa na sociedade e entre as gerações. Com base nesta discussão, entende-se que os livros didáticos de português, analisados nesta pesquisa, além de silenciarem a temática ―envelhecimento" em seus desdobramentos, como o respeito e a valorização do idoso na sociedade, suscitam questões acerca da formação inicial e continuada do professor. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Zélia Maria de Arruda Santiago | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Livro didático de português | pt_BR |
dc.subject | Envelhecimento | pt_BR |
dc.subject | Valorização do idoso | pt_BR |
dc.title | Idoso, envelhecimento e livro didático de português: temática veiculada nos gêneros textuais | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - JÉSSICA BARBOSA PEREIRA.pdf | 1.85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.