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dc.contributor.authorPereira, Fabíola Martins-
dc.date.accessioned2019-12-13T15:54:33Z-
dc.date.available2019-12-13T15:54:33Z-
dc.date.issued2019-11-28-
dc.identifier.otherCDD 370.1-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21332-
dc.descriptionPEREIRA, F. M. Estudo de caso: a afetividade como forme de combate a indisciplina na Escola Municipal de Ensino Fundamental Modelo - Município de Areial - PB. 2019. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractÉ sobre afeto, amor, amorismo do ser humano em construção dentro do espaço escolar, e também sobre a ausência destes, que a escola é conduzida a conviver com a (in)disciplina. O presente trabalho debruçar-se-á sobre a presente realidade buscando compreender como a gestão escolar assimila todo esse processo e sua influência. Para tal análise, existe a necessidade de voltar-se para os discentes enquanto pessoas no sentido de entender como se constrói a disciplina dentro da escola a partir da afetividade, qual a influência do afeto entre professor/ aluno na disciplina em sala de aula. Atualmente, a questão da indisciplina no âmbito escolar está sendo muito discutida e vivenciada. E, nessa direção, há vários estudiosos discutindo sobre essa temática, a citar Paulo Freire (2006); Celso Vasconcelos (1996); Fraga (2018); Maturana (2002); Gerônimo (2008), entre outros. E é por essa razão que trazemos para esse estudo a amorosidade, que está muito presente nas reflexões de Paulo Freire e em outros autores para se contrapor à indisciplina, pois acreditamos que onde existe amorosidade não há indisciplina. Tendo isso em vista, o principal objetivo desse trabalho é investigar como a gestão escolar trata os vínculos afetivos no interior da E. M. E. F. – Modelo - no município de Areial – PB; e como objetivos específicos: analisar a indisciplina na visão do gestor da escola, suas causas e consequências na aprendizagem e no trabalho docente; discutir a importância da afetividade na construção de um ambiente saudável dentro da escola; e, por último compreender e considerar propostas de intervenção na escola através do trabalho voltado à afetividade.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Maria do Socorro Moura Montenegro.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPsicologia educativapt_BR
dc.subjectIndisciplina escolarpt_BR
dc.subjectGestão educacionalpt_BR
dc.titleEstudo de caso: a afetividade como forme de combate a indisciplina na Escola Municipal de Ensino Fundamental Modelo - Município de Areial - PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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