Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21332
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Fabíola Martins | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-13T15:54:33Z | - |
dc.date.available | 2019-12-13T15:54:33Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.1 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21332 | - |
dc.description | PEREIRA, F. M. Estudo de caso: a afetividade como forme de combate a indisciplina na Escola Municipal de Ensino Fundamental Modelo - Município de Areial - PB. 2019. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | É sobre afeto, amor, amorismo do ser humano em construção dentro do espaço escolar, e também sobre a ausência destes, que a escola é conduzida a conviver com a (in)disciplina. O presente trabalho debruçar-se-á sobre a presente realidade buscando compreender como a gestão escolar assimila todo esse processo e sua influência. Para tal análise, existe a necessidade de voltar-se para os discentes enquanto pessoas no sentido de entender como se constrói a disciplina dentro da escola a partir da afetividade, qual a influência do afeto entre professor/ aluno na disciplina em sala de aula. Atualmente, a questão da indisciplina no âmbito escolar está sendo muito discutida e vivenciada. E, nessa direção, há vários estudiosos discutindo sobre essa temática, a citar Paulo Freire (2006); Celso Vasconcelos (1996); Fraga (2018); Maturana (2002); Gerônimo (2008), entre outros. E é por essa razão que trazemos para esse estudo a amorosidade, que está muito presente nas reflexões de Paulo Freire e em outros autores para se contrapor à indisciplina, pois acreditamos que onde existe amorosidade não há indisciplina. Tendo isso em vista, o principal objetivo desse trabalho é investigar como a gestão escolar trata os vínculos afetivos no interior da E. M. E. F. – Modelo - no município de Areial – PB; e como objetivos específicos: analisar a indisciplina na visão do gestor da escola, suas causas e consequências na aprendizagem e no trabalho docente; discutir a importância da afetividade na construção de um ambiente saudável dentro da escola; e, por último compreender e considerar propostas de intervenção na escola através do trabalho voltado à afetividade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Maria do Socorro Moura Montenegro. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Psicologia educativa | pt_BR |
dc.subject | Indisciplina escolar | pt_BR |
dc.subject | Gestão educacional | pt_BR |
dc.title | Estudo de caso: a afetividade como forme de combate a indisciplina na Escola Municipal de Ensino Fundamental Modelo - Município de Areial - PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - FABÍOLA MARTINS PEREIRA.pdf | 546.27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.