Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21336
Título: Práticas de memória na cultura escolar no Colégio Alfredo Dantas (1968-1987)
Autor(es): Vieira, Maria Letícia Costa
Palavras-chave: Cultura escolar
Memória
Ditadura militar
Práticas educativas
Data do documento: 3-Dez-2019
Resumo: O trabalho com memória no contexto da cultura escolar, permite compreender as práticas educativas desenvolvidas no espaço escolar, em diferentes temporalidades e realidades sociais e suas representações educacionais. Na memória educativa de Campina Grande-PB, o Colégio Alfredo Dantas fez parte e possibilitou a construção de práticas educativas formativas da história. Este estudo versa sobre a Cultura Escolar nesta instituição, a partir das festividades, dos desfiles cívicos, do fardamento que apontam para sensibilidades educativas, cujos atos de memória permite depreender. Nossa proposta é trabalhar com a Cultura Escolar desenvolvida no Colégio Alfredo Dantas no período de 1968- 1987. Nosso objetivo geral é discutir como foi produzida a cultura escolar e de que modo as práticas de memórias elaboradas pelos artefatos arquívisticos permitem compreender a trajetória da instituição no período da Ditadura Militar e no processo de redemocratização brasileiro. Este estudo se situa no campo da Nova História Cultural em diálogo com a História da Educação a partir das práticas de memória em que trabalhamos com as perspectivas de Domenique Julia (2001) sobre Cultura Escolar e com Roger Chartier (2003) definindo práticas e representações. A abordagem metodológica dessa pesquisa centra-se na pesquisa bibliográfica e documental e a análise dos artefatos do arquivo e acervo do Colégio Alfredo Dantas, tais como fotografias e fardamentos, assim como festividades e eventos cívicos. A partir do nosso estudo foi possível compreender historicamente como a educação de gerações inteiras foram influências no período da Ditadura Militar e quais mudanças esse período causou no ensino de história e na configuração da cultura escolar desta instituição de ensino, sabendo que é a partir das práticas e representações que se vivencia na escola que se constrói a identidade. Nesta perspectiva, nosso estudo abre portas para a construção da memória educativa do Colégio Alfredo Dantas, com destaque dado a influência da Ditadura Militar (1964- 1985) sobre a cultura e o cotidiano escolar na trajetória da instituição.
Descrição: VIEIRA, M. L. C. Práticas de memória na cultura escolar no Colégio Alfredo Dantas (1968-1987). 2019. 45 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21336
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - MARIA LETÍCIA COSTA VIEIRA.pdf1.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.