Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21341
Título: A equipe de saúde da família e o desafio da referência e contra referência: uma revisão integrativa de literatura
Autor(es): Silva, Evódia Alves da
Palavras-chave: Referência
Contra-referência
Integralidade
Data do documento: 28-Mar-2015
Resumo: O Sistema de Referência e contra referência é o modo de organização dos serviços configurados em redes sustentadas por critérios, fluxos e mecanismos de pactuação de funcionamento, de modo a assegurar a atenção integral aos usuários. Esse sistema permite que o usuário, após ser atendido na unidade básica, quando necessário seja encaminhado para uma unidade de maior complexidade a fim de receber o atendimento e, finalizado o atendimento, o profissional deverá encaminhar o usuário para a unidade de origem para que a continuidade do atendimento seja feita, o que chamamos de “contra referência”. Sabe-se que é a integração das equipes na rede de atenção à saúde que garante a responsabilização sanitária e a continuidade do cuidado da população e, portanto, um atendimento integral ao usuário. Dessa forma, buscamos nesta pesquisa identificar como está se dando a referência e contra referência entre os níveis de atenção do sistema de saúde no Brasil; qual é o real estado de funcionamento das redes de atenção à saúde, bem como se há uma continuidade dessa assistência; e elencar os principais entraves em relação ao atendimento integral à saúde. Trata- se de uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados LILACS e SCIELO, utilizando- se os descritores: referência e contra referência, integralidade em saúde e níveis de atenção a saúde. Foram elencados artigos completos publicados em língua portuguesa no período de 2010 a 2014. Nove artigos atenderam os critérios de inclusão. Os achados da pesquisa nos permitem concluir que a realidade em nosso país ainda está muito aquém do que tem sido preconizado e que a busca pelo acesso integral ao atendimento de saúde tem muitas vezes sido comprometida por diversos fatores relatados em vários municípios brasileiros, sejam elas metrópoles ou pequenas comunidades rurais. Concluiu-se que a integralidade é comprometida não só quando faltam recursos necessários a sua aplicação, como condições físicas, barreiras territoriais, dificuldade no acesso aos serviços de média complexidade, mas quando se tem todo o aparato necessário e não existe comprometimento dos profissionais.
Descrição: SILVA, Evódia Alves da. A equipe de saúde da família e o desafio da referência e contra referência: uma revisão integrativa de literatura. 2015. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão em Saúde) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21341
Aparece nas coleções:EAD I - GS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Evódia Alves da Silva.pdfPDF - Evódia Alves da Silva620.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.