Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21342
Título: Doação de sangue: normatização e estratégias para captação de doadores
Autor(es): Dantas, Raquel Farias de Barros
Palavras-chave: Doadores de sangue
Seleção de doador
Hemoterapia
Transfusão sanguínea
Data do documento: 21-Mar-2015
Resumo: O Sangue é de fundamental importância para manutenção da vida dos indivíduos e a sua perda excessiva pode ocasionar a morte, caso não seja reposto imediatamente. Como a legislação brasileira não permite a comercialização do sangue e seus derivados, a doação espontânea ainda é a única forma de se obter sangue para uma transfusão. Tendo como base que um dos maiores problemas dos serviços de hemoterapia é a dificuldade de obtenção de doadores de sangue que garantam os estoques e atendam a demanda nas unidades de saúde, verifica-se a importância de conhecer e identificar as principais dificuldades e estratégias para a captação de doadores de sangue, às quais exigem critérios específicos de seleção a fim de se obter um sangue com mais qualidade e segurança. Neste sentido, surge o interesse em identificar as dificuldades para manter os estoques e conhecer as estratégias de captação de doadores. No período compreendido entre Outubro a Dezembro de 2014, desenvolveu-se uma revisão de literatura em que foram contemplados os artigos publicados nos últimos dez anos. Dos 29 artigos selecionados sobre o tema, apenas 26 foram incluídos por estarem diretamente relacionados ao assunto. São poucos os periódicos que se referem às estratégias de captação dos doadores de sangue, principalmente no que concerne a normatização e as diferenças de estratégias entre o Brasil e os demais países. Verificou-se que muitos países precisam evoluir em relação à política da doação voluntária de sangue, a fim de minimizar os problemas relacionados aos estoques de sangue, e consequentemente possibilitar maior segurança à população, bem como alcançar a média ideal para população doadora de sangue, que deve estar entre 3 a 5% em relação à população total do país, de acordo com a recomendação da Organização Mundial de Saúde. São muitas as Estratégias de Gestão para a captação de doadores mencionada nos 26 artigos pesquisados, dentre elas as estratégias de Marketing, o acolhimento ao doador de sangue nos serviços de Hemoterapia, maior disponibilidade de horários de atendimento, a coleta externa como tática fundamental para o aumento do número de doadores, além da estratégia educativa observada como umas das mais importantes a exemplo das campanhas, dos projetos que visem à educação da população, especialmente, os que desenvolvem seus trabalhos junto aos jovens, pois este serão os futuros doadores. Constata-se que o percentual da população doadora de sangue em nosso país é insuficiente para atender a demanda das transfusões sanguíneas e que as estratégias de captação identificadas na literatura são de fundamental importância, porém ainda é preciso que ocorra uma mudança de comportamento da população em relação à doação voluntária de sangue. É necessário que a importância deste ato seja incorporada como um valor social e um compromisso com a coletividade e que exista a integração das autoridades com as instituições de saúde, incentivando o desenvolvimento de projetos que visem à orientação educativa da população para a importância da doação de sangue na sociedade.
Descrição: DANTAS, Raquel Farias de Barros. Doação de sangue: Normatização e estratégias para captação de doadores. 2015. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão em Saúde) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21342
Aparece nas coleções:EAD I - GS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raquel Farias de Barros Dantas.pdfPDF - Raquel Farias de Barros Dantas542.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.