Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21346
Título: O Rádio que escuto e o rádio que vejo: uma análise da interação da rádio 101 FM com os ouvintes através do Facebook e Youtube
Autor(es): Santos, Rafael Augusto dos
Palavras-chave: Interação
Rádio 101 FM
Convergência midiática
Redes sociais
Data do documento: 5-Dez-2018
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: O presente trabalho se propõe a analisar o processo transformador que vive o rádio em Campina Grande. Nesse sentido, o estudo de caso é direcionado para uma análise da interação da rádio 101 FM com os seus ouvintes, mediante as plataformas digitais Facebook e Youtube, tendo como instrumento o Programa Atualizando. É trazido nesta pesquisa um aparato histórico da mídia sonora, desde a sua origem, passando pela sua fase de implantação no Brasil, na Paraíba e em Campina Grande. O objetivo principal é observar como as transformações na mídia sonora, levando em consideração o contexto da convergência midiática, causaram impactos na forma de fazer, produzir e consumir rádio. Para tanto, a Rádio 101 Fm, antiga rádio Cariri, que passou pelo processo de migração da Amplitude Modulada à Frequência Modulada, apresenta um novo paradigma nos formatos de seus programas. Com uma tendência completamente voltada a convergir para outras mídias na ambiência digital e correlacionar-se no tocante à sua difusão. Dessa maneira, um dos programas da nova grade de programação da 101 FM, o Programa Atualizando, se tornou objeto de estudo a fim de ser analisado para reforçar a ideia de que o rádio não é mais o mesmo e respira convergência. O método utilizado para compor a análise do programa, se deu na observância dos conteúdos postos nas plataformas Youtube e Facebook, que permitiram uma interpretação no que diz respeito às novas formas de interação. A importância deste estudo se fundamenta, portanto, nos novos formatos do rádio. Os resultados constatados demonstram como a Rádio 101 FM conseguiu inserir-se nas mídias digitais, a partir dos números e do feedback dos ouvintes, o que comprova a reconfiguração da emissora. Ademais, este estudo nos permite um olhar diferenciado para o novo rádio, a saber que de fato, ele se projeta para o futuro a partir do formato atual.
Descrição: SANTOS, R. A. dos. O rádio que escuto e o rádio que vejo: uma análise da interação da rádio 101 FM com os ouvintes através do Facebook e Youtube. 2018. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21346
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafael Augusto dos Santos.pdf986.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.