Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21349
Título: Amigo velho, até mais tarde: Joselito Lucena, entre as representações de si e o rádio jornalismo esportivo de Campina Grande (1950-2011)
Autor(es): Ferreira, Jilton Joselito de Lucena
Palavras-chave: Joselito Lucena
Arquivo pessoal
Jornalismo esportivo
Radialismo paraibano
Biografia histórica
Data do documento: 4-Dez-2019
Resumo: Os estudos apoiados na biografia histórica têm crescido nos últimos anos no meio historiográfico, que estão notadamente preocupados em entender a relação que os sujeitos, ou as trajetórias individuais, estabelecem com o meio social, as instituições e a dinâmica dos tempos históricos, levando a presente análise a tentar compreender a trajetória de Joselito Lucena e sua relação com o rádio jornalismo esportivo de Campina Grande dentro de uma “rede de relações sociais diversificadas”. Objetivamos recuperar traços significativos dessa trajetória, observando a necessidade que Joselito Lucena teve em criar uma escrita de si, através da criação de um cuidadoso arquivo pessoal, traçando sua trajetória pessoal e radiofônica, bem como analisar a Escola Joselito Lucena, que foi a representação criada pelos contemporâneos de que Zelito Lucena teria feito escola na forma de fazer rádio bem como de narrar futebol, isso foi possível com uma análise do seu arquivo pessoal, depositário de uma série de indícios contidos em um número variado de documentos, tais como: agendas, diários, jornais e fotografias. Colhemos também depoimentos orais de contemporâneos de Joselito Lucena, fazendo um exercício de cotejamento da fonte oral com outros tipos de fontes, isto é, promovendo confronto crítico com outras fontes de informações, pudemos analisar além da sua trajetória profissional, as representações criadas tanto por ele quanto pelos que o conheceram.
Descrição: FERREIRA, J. J. de L. Amigo velho, até mais tarde: Joselito Lucena, entre as representações de si e o rádio jornalismo esportivo de Campina Grande (1950-2011). 2019. 94 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21349
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - JILTON JOSELITO DE LUCENA FERREIRA.pdf1.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.