Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2135
Título: Proposta curricular de Educação Física do município de Cabaceiras – PB
Autor(es): Farias, Marília Nóbrega Pereira de
Palavras-chave: Proposta curricular
Educação física escolar
Data do documento: 21-Out-2013
Resumo: No campo da Educação faz-se necessário ter em vigência uma Proposta Curricular para dar suporte no setor educacional e no processo de ensino-aprendizagem que atenda às necessidades de cada município ou estado e com a Educação Física não é diferente. O objetivo geral da pesquisa foi analisar e reconhecer a Proposta Curricular de Educação Física de Cabaceiras – PB a partir de um processo de construção participativa. Trata-se de uma pesquisa participante com abordagem qualitativa. O campo de estudo foi o município de Cabaceiras e a população foi composta por 03 professores de Educação Física, 02 gestores e 03 coordenadores escolares. Como instrumentos de coleta de dados, utilizamos a observação participante, o diário de campo para os registros reflexivos. Foram desenvolvidas sete oficinas no período entre julho e novembro de 2012. Em cada oficina foi apresentado, trabalhado e discutido um texto base sobre a Educação Física Escolar com vistas a um pensar metodológico e de conteúdos desta disciplina, assim como dinâmicas de grupo, fotos e vídeos tratando de aulas da educação física. Os dados obtidos foram analisados qualitativamente a partir da sistematização e organização dos registros feitos no diário de campo, ao longo do processo. O projeto de pesquisa foi enviado ao Comitê de Ética da Universidade Estadual da Paraíba, de acordo com a Resolução 196/96 do Ministério da Saúde, sendo o mesmo aprovado com o número do parecer: 0084.0.133.000-12, em 11 de junho do corrente ano. Ao final das nossas discussões, consideramos que nossa proposta se fundamenta na abordagem crítico-superadora, a qual se opõe ao modelo mecanicista, propondo assim que o aluno vivencie conteúdos como os esportes, o jogo, a luta, a dança e a ginástica que visem explorar de forma ampla a cultura corporal, assim como torná-lo uma pessoa crítica e emancipada contribuindo para sua participação na sociedade. Por fim, reconhecemos a nossa proposta curricular no que tange a seus objetivos, conteúdos, metodologias e avaliações para os níveis de ensino infantil, fundamental I e II, servindo de parâmetro para a efetivação deste componente curricular nas escolas do município de Cabaceiras.
Descrição: FARIAS, M. N. P. de. Proposta Curricular de Educação Física do município de Cabaceiras – PB. 2012. 29f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2135
Aparece nas coleções:I - EEFE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marília Nóbrega Pereira de Farias.pdfMarília Nóbrega Pereira de Farias453.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.